Durante a sessão ordinária, realizada na terça-feira (23/04), os vereadores receberam, no plenário da Câmara, o grupo de escoteiros Tibiquary/RS para justa homenagem na data em que se comemora o Dia Mundial do Escoteiro.

A presidente do grupo, Elinara Porto e Silva Machado, foi quem tomou a iniciativa de solicitar espaço na pauta. Ela acredita que a presença dos jovens na Casa Legislativa contribui na formação cívica destes.

A líder escoteira fez um breve resumo da história do escotismo no Brasil e no mundo e apresentou slides explicativos sobre o trabalho realizado pelo grupo, em Lajeado.

Segundo Elinara, o escotismo já existia em Lajeado, porém, estava inativo. Desde agosto de 2012, passou por reestruturação. Atualmente, mais de 70 integrantes estão envolvidos no trabalho de rotina, realizados semanalmente no Parque do Imigrante.

O escotismo

O movimento iniciou-se em 1907, quando o general inglês Robert Baden-Powell organizou e dirigiu um acampamento com 20 rapazes entre 12 e 16 anos. Nesse encontro, em virtude de suas experiências no Exército, Powell ensinou, àqueles jovens, noções de observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, primeiros socorros, entre outros.

No Brasil, chegou em 1910 por meio de oficiais da Marinha que retornavam do país europeu. No Amapá, o movimento escoteiro surgiu em 1945, no ainda Território Federal do Amapá, com a criação do primeiro grupo, o Veiga Cabral.

O presidente interino da Casa, vereador Heitor Hoppe (PT), parabenizou os escoteiros pela data e destacou que, no escotismo, os jovens ficam menos expostos aos problemas sociais como a droga. É um auxílio também em termos de educação e formação integral do cidadão. "Contem sempre com o nosso apoio", finalizou.

Data de publicação: 23/04/2013