A secretária municipal de Educação, Eloede Conzatti (PT), ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores, na terça-feira (16/04), a fim de discorrer sobre seus projetos para 2013.

Iniciou seu discurso falando sobre as dificuldades encontradas, principalmente nas escolas de Educação Infantil que atendem crianças entre 0 e 6 anos. O município conta, hoje, com 23 escolas, 2.590 alunos, 164 professores, 202 monitores e 57 estagiários.

Segundo Eloede, foi feita uma previsão, com a Secretaria de Administração, a qual diz que para atender à necessidade da comunidade, deve-se criar mais 462 vagas. "Em 2013, conseguimos abrir 160; destas, 134 já estão consolidadas, as outras ainda precisam de monitoras e da reconstituição de salas", explicou.

A secretária afirmou que não terá como abrir mais vagas este ano porque nenhuma escola foi projetada para ser construída no ano de 2013. "Apenas está prevista a compra de um terreno no Bairro Florestal", justificou, ressaltando, também, que nenhuma escola foi inscrita no ProInfância, programa do governo federal.

Disse aos vereadores que receberam do governo anterior escolas desiguais, com problema na conservação de prédios, nos espaços de sala de aula e falta de previsão para novas vagas. "Hoje, podemos dizer que a Educação Infantil de Lajeado tem excelentes professores, inclusive fazendo doutorado, excelente Associação de Pais e Funcionários (APF), excelentes monitores, que ajudam a administrar as escolas, porém, não existe nenhuma reserva no Orçamento de 2013 para manutenção das escolas", revelou.

Ao longo de seu discurso, a secretária mostrou-se indignada com as famosas contribuições que cada pai tinha que pagar mensalmente para manter seus filhos matriculados. "Escola que é pública não pode jamais cobrar; é contra a lei estabelecer critérios ou mensalidades", argumentou.

Eloede garantiu que está buscando recursos de maneira legal, resgatando uma lei que foi aprovada na Câmara de Vereadores, pela qual a empresa que tem filhos nas escolas de Educação Infantil deve contribuir com o Fundo Municipal de Sustentabilidade. "Estamos voltando a conversar com essas empresas. Isso vai fortalecer o fundo", garantiu.

Reiterou a promessa de campanha para o próximo ano de fazer eleições para diretoras e vice-diretoras da Educação Infantil.

Destacou que nos primeiros meses de trabalho já foi possível fazer a ampliação do Projeto Vida, onde atualmente são atendidos 650 alunos, mas esse número deve aumentar.

As metas apresentadas aos vereadores para a melhoria da educação no município são: ampliação do número de vagas nas Emeis, ampliação do consumo de produtos oriundos da agricultura familiar do município, informatização da rede municipal de ensino e assessoramento das escolas em relação a projetos pedagógicos, entre outras.

Eloede finalizou seu discurso agradecendo o espaço e dizendo que a Secretaria da Educação estará sempre de portas abertas para todos os vereadores. "Estaremos disponíveis para fornecer todos os dados necessários, responder a questionamentos e receber sugestões da comunidade."

Data de publicação: 16/04/2013