Na última sessão do Legislativo (09/04), o coronel Antônio Scussel, comandante-geral do BRPO do Vale do Taquari, fez uso da tribuna para dar explicações referentes ao "acordo" que, segundo divulgado na imprensa, teria sido feito entre a Brigada Militar e travestis, bem como com as prostitutas que estão atuando nos logradouros de Lajeado.

Ele afirmou que a deliberação da mudança de ponto foi espontânea. "Nós não negociamos, nós não indicamos os locais de possível prostituição na cidade de Lajeado, até porque consideramos que essa atividade deveria se desenvolver em ambientes internos", afirmou.

Ele explicou que mesmo antes de receber o abaixo-assinado contendo 135 nomes dos moradores do Bairro Americano, a BM já vinha agindo no local para coibir a prática de atos obscenos, algazarras, gritaria e atos de atentado ao pudor.

A Brigada Militar fez o cadastramento de 20 travestis que exerciam a profissão na rua e convidou para uma reunião, mas apenas quatro compareceram.

A simples ação resultou numa redução significativa do número de travestis nas ruas do município, observada pelo patrulhamento. "Nos últimos dias, a BM constatou a presença de apenas quatro travestis se prostituindo nos arredores das ruas João Abott, João Batista de Melo e Santos Filho", afirmou.

O coronel ressaltou a disposição da atual administração de fazer ações conjugadas que dão maior efetividade à resolução de problemas múltiplos como as questões relativas à prostituição, drogadição e violência em geral.

Finalizou deu discurso dizendo aos vereadores que a BM quer receber a crítica sim, mas também a indicação de como fazer melhor. "Essa é a disposição da BM e do comando regional, das unidades que nos são vinculadas", completou.

Data de publicação: 09/04/2013