No último dia 03, no Parque Professor Theobaldo Dick, a Câmara Municipal realizou a primeira blitz da Campanha de Doação de Sangue, lançada no último dia 29, pelo Legislativo em prol a Hemovale, de Lajeado. No encontro, vereadores e servidores distribuíram panfletos de conscientização sobre a importância e baixo número de doadores no município e, juntamente com uma equipe do Banco de Sangue, esclareceram dúvidas da comunidade sobre o processo de doação. A campanha, que terá continuidade até setembro, tem como objetivo principal a sensibilização, conscientização e informação aos lajeadenses sobre o ato de doação, bem como sua necessidade e importância de uma regularização para tal. Entre as metas está atingir, no mínimo, 30 doadores regulares por dia, visto que, hoje, apenas 0,1% dos lajeadenses são doadores.

Podem doar pessoas com idade entre 18 e 65 anos, acima de 50kg, com boas condições de saúde, sem estar em jejum ou ter ingerido alimento gorduroso nas últimas quatro horas ou bebida alcoólica no dia da doação. Os doadores devem estar munidos de um documento de identificação com foto, sendo que o intervalo entre as doações é de 60 dias.

Data de publicação: 12/07/2010