Preocupada com o déficit de 220 doadores regulares mensais, a Câmara Municipal, em parceria com a Hemovale, lançou na tarde desta terça-feira a Campanha de Doação de Sangue. No plenário municipal reuniram-se os vereadores, assessores, equipe do Banco de Sangue, imprensa e a agência de publicidade Íntegra Comunicação, responsável pela formatação da campanha, a qual também divulgou os objetivos e metas da mesma.

Segundo o presidente do Legislativo, Ito Lanius, o objetivo principal é a sensibilização, conscientização e informação à comunidade sobre o ato de doação, bem como sua necessidade e importância de uma regularização para tal. "É um movimento simples, mas de extrema importância para os pacientes que necessitam estas doações", frisou. O vereador também solicitou a parceria e engajamento da imprensa local para divulgação das ações e informações técnicas sobre a mobilização. Presente no ato, o administrador do Centro Hemoterápico, Vírgílio Goerck, agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal e salientou a importância e grandiosidade de ações como esta. "Gostaríamos que houvesse a adesão de outras entidades e empresas em movimentos voluntários como este. Atitudes como esta são iluminadas para nós que lutamos diariamente para suprir a demanda de nossos pacientes", agradeceu.

A campanha, que ressalta que cada doador é um milionário anônimo, por possuir em seu sangue, além de plasma, milhões de hemáceas, leucócitos e plaquetas, consiste na realização de blitz informativas, sendo a primeira no próximo sábado, às 15h, no Parque Professor Theobaldo Dick; testemunhal de doadores através da apresentação de spots nas rádios locais e anúncios de conscientização nos veículos impressos do município. Como forma de comprometimento e exemplo do Legislativo, na manhã desta quarta-feira (30), vereadores e assessores realizaram uma doação voluntária de sangue a fim de minimizar a problemática da falta de doadores. Segundo dados da Hemovale, atualmente Lajeado colabora com cerca de cinco doadores diários, ou seja, 0,1%, sendo que a necessidade é de, no mínimo, 30. "Queremos ser otimistas e, quem sabe, chegar perto deste ideal", destacou Lanius.

Podem ser doadores qualquer pessoa que possuir idade entre 18 e 65 anos, acima de 50kg, com boas condições de saúde, sem estar em jejum ou ter ingerido alimento gorduroso nas últimas quatro horas ou bebida alcoólica no dia da doação, além de estar munido de um documento de identificação com foto, sendo que o intervalo entre as doações é de 60 dias.

Data de publicação: 30/06/2010