Durante sessão ordinária desta terça-feira (24), foi aprovado, por unanimidade, o orçamento para o exercício de 2010, previsto em R$ 110 milhões. O projeto recebeu 10 emendas, sendo que apenas três foram aprovadas. De autoria dos vereadores Eloede Conzatti, Sérgio Kniphoff, Hugo Vanzin e Antônio Schefer, foi proposta a destinação de R$ 30 mil para atendimento à carência de banheiros de famílias de baixa renda, conforme Plano Local de Habitação e Interesse Social e a destinação de R$ 200 mil para a construção de um Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS Álcool e Drogas. Também foi aprovada a emenda modificativa do vereador Hugo Vanzin que destina um recurso de R$ 80 mil para o calçamento de toda extensão da Rua Frederico Bertholdo Schneider, no bairro Universitário.

Também na ordem do dia e aprovados pelos edis os projetos que autoriza a abertura de créditos suplementar de R$ 903.275,40 e especial de R$ 126 mil; o que autoriza o incentivo financeiro, por oito meses, de 1% do valor adicionado fiscal gerado, de até R$ 5 mil, à empresa Movesco – Indústria e Comércio de Móveis Escolares Ltda; além do projeto de resolução do relatório final da Comissão Especial instalada na Câmara Municipal para acompanhamento e análise da aquisição da sede própria do Legislativo. Através de acordo de lideranças, foram aprovados os projetos de autorização para locação de imóvel, por parte do Executivo, pelo período de seis meses, no valor mensal de R$ 300,00 à família de Gladis Teresinha Alves Vieira, desabrigada pela enchente ocorrida entre os dias 12 e 14 de setembro de 2009, além da prorrogação para o dia 23 de dezembro deste ano da instituição do Programa de Recuperação de Créditos Municipais – PRECREM.

À convite da Mesa Diretora, fez uso da tribuna o coordenador da 24ª Região Tradicionalista, Gerson Junqueira, que falou sobre o 2º Rodeio Crioulo Estadual, previsto entre os dias 13 à 17 de janeiro de 2010. Junqueira, além de responder à questionamentos e receber os cumprimentos dos vereadores, também explanou sobre a importância deste evento tradicionalista no município, bem como no objetivo de resgatar os grandes rodeios que já aconteciam em Lajeado. Também esclareceu sobre como será feira a prestação de contas do evento, que será através da 24º Região Tradicionalista, além de informar, aos presentes, sobre o trabalho realizado pela entidade junto à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, através da destinação, gratuita, de instrutores de danças gauchescas aos alunos da mesma.

Data de publicação: 25/11/2009