No aniversário de 131 anos do município de Lajeado, Câmara apresenta proposta para digitalizar acervo e disponibilizar em meio eletrônico.

Para homenagear os 131 anos de emancipação de Lajeado, celebrados nesta quarta-feira (26/01), a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do município, composta pelo presidente Deoli Graff (PP); vice-presidente Paula Thomas (PSDB) e pelo secretário Alex Schmitt (PP), apresentou um Projeto de Resolução propondo a digitalização do Arquivo Histórico do Poder Legislativo. O anúncio foi feito em ato simbólico no plenário da Câmara de Vereadores, com a presença do prefeito Marcelo Caumo.

De acordo com o presidente Deoli Gräff (PP), a iniciativa visa propor a digitalização dos documentos que fazem parte da história do município. “Uma vez copiado para o meio eletrônico, o conteúdo poderá ser acessado pela população, em especial aquelas pessoas que gostam de pesquisar a história dos antepassados”.

O acervo do Arquivo Histórico da Câmara de Vereadores é rico em informações desde o tempo da emancipação de Lajeado, em 1891. Gräff citou, entre as peças de destaque, a Ata que instituiu o Conselho Municipal, que mais tarde passou a denominar-se de Câmara de Vereadores, constituindo-se no Poder Legislativo.

O presidente ressaltou que a iniciativa da digitalização dos documentos é da autoria do vereador Carlos Ranzi (MDB), que em 2021 oficializou a solicitação por meio de Requerimento encaminhado a Mesa Diretora e teve pedido de Destaque do vereador Deolí Gräff, que reforçou a importância desta iniciativa para preservar a história do município.

O prefeito Marcelo Caumo parabenizou a iniciativa e destacou que o acervo da Câmara tem uma quantidade de informações e de elementos muito valiosa. Segundo ele, disponibilizar tudo isso a população só enriquece a história do município.

O projeto será protocolado na secretaria, enviado para análise das Comissões Permanentes e depois segue para apreciação e votação em plenário.

Data de publicação: 26/01/2022

Créditos das Fotos: Jaqueline Backes