A ferramenta permitirá o controle em tempo real dos veículos terceirizados pelo Pode Público.

O presidente da Câmara de Lajeado, vereador Deoli Graff (PP), promulgou nesta quinta-feira (03/02), a Lei nº 11.310, de autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), que “Determina que os serviços terceirizados pelo Poder Público, que utilizam veículos, caminhões e máquinas para a prestação de serviços, devem estar equipados com GPS para rastreamento, e dá outras providências”.

A promulgação ocorreu por motivo do Poder Executivo ter silenciado a respeito da proposição aprovada pelos vereadores no dia 26/10/2021.

A Lei tem o intuito de fiscalizar os serviços prestados pelos veículos contratados no município, que são realizadas através de horas de trabalho, denominada hora máquina, como mais uma forma de comprovação das horas trabalhadas pelas empresas prestadoras de serviços no município. Desta maneira, os agentes fiscalizadores poderão obter acesso aos percursos e paradas realizadas, visando maior transparência dos serviços e beneficiando assim os cofres do município.

O monitoramento dos veículos da frota terceirizada é uma forma de contribuir com a eficiência dos serviços, modernizando e aprimorando a gestão pública. A ferramenta permitirá saber o determinado momento que o veículo foi acionado, o trajeto percorrido e o tempo das paradas, permitindo o controle em tempo real e a emissão de relatórios.

Data de publicação: 03/02/2022