Os agraciados foram os empresários José Zagonel e Rogério Kappler, e a ex-prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso.

Em sessão solene realizada na noite de terça-feira (19/07), a Câmara de Vereadores de Lajeado fez a entrega de títulos de Cidadão Lajeadense aos empresários José Zagonel e Rogério Kappler, e a ex-prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso.

Os nomes dos homenageados foram indicados pelos vereadores e aprovados em plenário, por meio de Projeto de Lei.

A honraria é concedida a pessoas que desenvolveram ações em benefício do crescimento do município e bem-estar da comunidade.

A primeira a receber o título foi a ex-prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso. Em seu discursos emocionado, agradeceu aos vereadores, colegas de magistério, Rotary clube, servidores públicos municipais, ex-prefeitos, comunidade, amigos e familiares.

Lembrou da primeira eleição vencida com dificuldade, da quebra de paradigmas e do carinho e respeito recebido dos homens em 16 anos de legislatura. “Gratidão a comunidade de Lajeado que me oportunizou muitos momentos de servir. Comunidade que sempre tem me prestigiado e é por isso o motivo da minha emoção”.

Carmen Regina recebeu a honraria das mãos do vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), um dos autores da iniciativa. Na tribuna, ele destacou a capacidade imensa das mulheres de gerir a vida familiar e pública. “Espero que seu legado sirva cada vez mais de exemplo para que todas as mulheres tenham a possibilidade de escolha para estar onde elas quiserem”.

Depois foi a vez do empresário José Zagonel, que agradeceu pelo dom da vida, e por ter nascido numa família boa, onde a união, bondade e a fraternidade sempre estiveram presentes. Lembrou da infância na roça, da trajetória até tornar-se um empreendedor e de sua missão no voluntariado.

Agradeceu aos vereadores por honrosa distinção, a cidade de Lajeado, família e amigos. “Pra quem veio da colônia, ia nos bailes e nas festas com o sapato na mão porque não podia estragar só posso agradecer tudo de bom que aconteceu na minha vida”, concluiu.

Ranzi, um dos proponentes da distinção, destacou um conjunto de atitudes altruístas que segundo ele fizeram de Zagonel merecedor do título. “Uma das pessoas que gostaríamos de ter como irmão, como cidadão lajeadense”, resumiu.

Na sequência foi a vez do empresário Rogério Kappler. De maneira simples contou aos presentes que há 69 anos reside e trabalha em Lajeado. Compartilhou sua vida profissional e como conseguiu ascensão dentro da concessionária Volkswagen. Falou da importância da valorização do ser humano e do orgulho que sente do município que escolheu para viver. “Por todos lugares que fui no mundo sempre propaguei Lajeado como melhor cidade pra se viver”, contou orgulhoso.

O vereador Isidoro Fornari Neto (PP), um dos proponentes da distinção, ressaltou ao longo de décadas Rogério Kappler fidelizou clientes com sua simplicidade, simpatia e retidão. “Merece a homenagem não só pelo sucesso nos negócios mas também por ter contribuído com diferentes instituições”.

Breve histórico dos homenageados

Carmen Regina Pereira Cardoso, nasceu em Cruzeiro do Sul, formou-se como professora e foi diretora de escolas. Na política, foi a primeira vereadora eleita, primeira mulher a presidir o Legislativo, e a primeira prefeita da história de Lajeado, eleita em 2004 e reeleita quatro anos depois.

Rogério Kappler, nasceu em Cruzeiro do Sul, iniciou atividades profissionais como frentista, recepcionista e vendedor, na Mecânica. Ao longo do tempo tornou-se acionista e diretor da empresa, concessionária Volkswagen. Atuação comunitária, com destaque para a presidência da Acil e também a atuação em entidades como a Univates, Consepro, Clube Lajeadense, Paróquia Santo Inácio de Loyola e o Hospital Bruno Born.

José Zagonel, nasceu em Marques de Souza, em 1977 fundou a Construtora Zagonel, que hoje atua nos setores de mobiliário, corporativo e Urbanização. Membro do Lions Clube Lajeado Florestal, participa ativamente do projeto Compartilhando a visão, que surgiu da constatação de que milhares de crianças no mundo perdem a visão pela falta de percepção dos pais, por incapacidade financeira para um tratamento ou pelo desconhecimento sobre o tema. Enquanto dirigente, teve importante atuação no Sinduscom Vale do Taquari.

A íntegra da sessão está disponível no FaceBook e canal do YouTube da Câmara.

Data de publicação: 20/07/2022

Créditos das Fotos: Jaqueline Backes