O sindicato da classe médica participou de reunião com o Legislativo, nesta terça-feira.

Nesta terça-feira (28/05), a Câmara de Vereadores de Lajeado recebeu a visita de comitiva do Sindicato Médico do RS (Simers), liderada pelo presidente Marcos Rovinski, vice-presidente, Fernando Machado, diretores, Luiz Alberto Grossi e Milton Pokorny e assessor político, Marco Jacobsen. Eles foram recepcionados pelo presidente da Câmara Lorival Silveira (PP) e o vereador Deolí Gräff (PP). Também participou do encontro o secretário municipal da Saúde Cláudio Klein. O objetivo do Simers foi acompanhar a tragédia da maior enchente do Rio Taquari e outros rios do Estado e colocar a entidade a disposição.

O vice-presidente Fernando Machado citou que mais de 100 hospitais no estado foram afetados pela enchente, sendo 8 impactados diretamente ficando sem condições de continuar o atendimento, entre os quais o hospital de Roca Sales. Na linha de frente no atendimento a população mais de dois mil médicos trabalharam como voluntários.

O vereador Deolí Gräff solicitou interferência do Simers na reativação do Laboratório de Saúde da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS) desativado em 2017. "Este laboratório poderia prestar importante suporte na análise de amostras de água e na identificação de diversas doenças como a leptospirose e tuberculose", afirmou Gräff.

O presidente do Simers, Marcos Rovinski, considerou a reativação do laboratório como uma demanda importante. "Vamos levar este assunto para a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann e argumentar sobre a importância de colocar este laboratório em funcionamento", declarou Rovinski.

O secretário Cláudio Klein fez um relato das ações realizadas na área da saúde durante a catástrofe. "Todos os postos de saúde permaneceram abertos para atender a população e várias equipes atuaram junto aos abrigos dos flagelados". Ele citou que os setores mais atingidos foram o Caps Adulto, o Caps AD e o Infantil, além da Farmácia do Município e do Estado, que tiveram suas instalações invadidas pela água. Ele enalteceu o trabalho e a dedicação de todos os profissionais, citou a forte parceria com o HBB e a área de saúde da Univates.

O presidente do Legislativo, Lorival Silveira agradeceu a presença do Simers em Lajeado e citou a importância do atendimento médico para a população.

Data de publicação: 28/05/2024