2,4 mil empresas foram afetadas pela enchente em Lajeado.

A Tribuna Livre da Câmara recebeu na sessão desta quinta-feira (20/06), o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura André Bücker, o secretário de Segurança Pública Paulo Roberto Locatelli e o Coordenador da Defesa Civil Gilmar de Souza Queiroz. O convite partiu da Bancada do MDB.

Os representantes do Executivo foram questionados sobre as ações do governo para o enfrentamento das enchentes no Município.

Bücker destacou que 2,4 mil empresas do município foram atingidas de alguma forma. Desses CNPJs, 500 são comércio. Outras perdas consideráveis foram na agricultura e pecuária, sendo 62 famílias impactadas. Para os agricultores a Prefeitura pretende  retomar o auxílio silagem, a exemplo do que foi feito na enchente de setembro.

Já Locatelli esclareceu que a Defesa Civil é um órgão que trabalha de maneira integrada, cabendo ao município a execução das ações de Defesa Civil, com o suporte dos Estados e custeio do Governo Federal. Ressaltou que Lajeado teve a melhor resposta entre os municípios atingidos. Ele ainda defendeu o investimento na capacitação dos profissionais para agir de forma coordenada e mais eficiente em momentos de crise.

Queiróz destacou o trabalho árduo da Defesa Civil na enchente de maior com a maior elevação do Rio Taquari, alcançando 33,66 metros. Segundo ele, o advento climático no município deixou 1,3 mil pessoas desabrigadas e 5 mil desalojadas. “Tudo que fizemos até aqui vamos continuar fazendo porque a Defesa Civil somos todos nós”.

A Tribuna Livre foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Poder Legislativo.

Data de publicação: 21/06/2024

Créditos das Fotos: Jaqueline Backes