As mudanças na educação e Independência financeira da câmara são destaque da 47ª Sessão

O prefeito Marcelo Caumo e Secretária da Educação Vera Plein explanaram sobre as mudanças propostas para Escolas Municipais de Educação Infantil, EMEIs e Escolas Municipais de Ensino Fundamental, EMEFs, que tem gerado discussão. O prefeito e a secretária conseguiram abordar as alterações, ressaltando os pontos que motivaram a propor as mudanças e reiterando a importância de mudar para qualificar a educação. A reunião foi realizada antes da sessão, porém, em função do início da mesma, os interessados presentes não puderam expor a sua visão do assunto, de forma que sugeriu-se a realização de uma nova reunião. O assunto foi bastante comentado nos pronunciamentos da sessão, os vereadores relataram muita procura por parte da comunidade para esclarecimentos sobre as alterações. Sugeriu-se a realização de Audiência Pública para tratar do assunto, prevista para o dia 09.12, possibilitando a participação da comunidade.

Na Ordem do Dia, o projeto do Executivo em pauta, que autoriza os servidores integrantes da equipe do Sistema de Inspeção Municipal – SIM a dirigir veículos recebeu pedido de vistas pelo vereador Carlos Ranzi. O projeto do Legislativo, 091, que não foi retirado, e sim, recebeu pedido vistas na última sessão, voltou a votação e foi aprovado denominando a Rua “C” do Bairro Universitário de Rua João Cledo Diedrich.

Por fim, entrou em votação a Resolução 05-01/2017, proposta da mesa diretora, aprovada por unanimidade, instituindo os serviços administrativos de Controles Contábeis e Financeiros na Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado/RS. A contadora concursada, Franciele Bagatini, responsável pelo setor contábil, foi apresentada. No momento ela atua junto à prefeitura, acompanhando os processos pertinentes à função e deve iniciar na câmara em dezembro para implementar o serviço em janeiro. A aprovação é um marco para administração da câmara que passa a ser independente do Executivo na questão contábil, visando otimização e agilidade dos processos.

Data de publicação: 22/11/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka