Nesta terça-feira (12/04), a Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado, realizou Sessão Solene para entrega da "Comenda Doutora Regina Aesse Nöthen”, em homenagem a Mulher.   Instituída...

Instituída no ano de 2013, por sugestão do vereador Ildo Salvi (REDE), a honraria destina-se distinguir mulheres que, no exercício de suas atividades e funções, tenham se diferenciado por sua relevante atuação junto à comunidade, e com isso, contribuído para o desenvolvimento e aprimoramento da qualidade de vida no município de Lajeado.

Este ano as agraciadas foram Maria Lourdes Schmidt e Neusa Helena Buffon Gonzatti por indicação dos vereadores Adi Cerutti (PSD) e Sérgio Rambo (PT).

A sessão presidida pelo presidente da Casa, Heitor Luíz Hoppe (PT), contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Davis Orling, que representou o prefeito Luís Fernando Schmidt, vereadores, amigos e familiares das homenageadas.

O nome da Comenda foi uma homenagem à memória da Dra. Regina Aesse Nöthen, primeira mulher a exercer a odontologia em Lajeado, na década de 60, prestando relevantes serviços à comunidade.

Maria Lourdes Schmidt agradeceu a distinção e disse que sempre fez o bem sem olhar a quem. Segundo ela, a prática de servir aos outros vem de casa. Seus familiares sempre se envolveram com serviços comunitários. “Meu pai doou parte de nossas terras para a construção de igreja, escola e campo de futebol”, exemplificou.

Neusa Helena Buffon Gonzatti usou a tribuna para agradecer a todos e dizer que nunca imaginou viver um momento tão feliz e emocionante. Ela  deixou uma mensagem para a plateia “... Semeia, semeia sempre, em todo terreno, em todo tempo, em todo lugar a boa semente. Com amor e interesse: como se estivesse semeando o próprio coração”.

HISTÒRICO

Neusa Helena Buffon Gonzatti nasceu em Encantado, no dia 19 de fevereiro de 1952, veio para Lajeado em 1960, estudou no Colégio Madre Bárbara e na Escola Estadual Castelo Branco. Concluiu o 2º Ensino Médio em Técnico de Contabilidade, integrou o Grêmio Estudantil e, ajudou a fundar o Clube de Jovens do Florestal, sendo ela, a primeira presidente.  Em 1974 casou-se com Valdemar Gonzatti com quem teve 2 filhas e 3 netos. Morou em Minas Gerais e Bahia. Em 1981 voltou para Lajeado e ingressou na comunidade Santo Inácio. Em 1985 iniciou no Cursilho da Cristandade na paróquia, por seis diretorias. É voluntária nos trabalhos da paróquia como catequista há 31 anos, período em que teve aproximadamente 400 alunos. Em 1992 integraram na Sociedade Tutti Fratelli como comendadores e por três gestões na Diretoria como Casal Presidente. Nesta mesma sociedade faz parte atualmente como secretária.

Maria de Lourdes Schmidt nasceu em Boqueirão-do-Leão, no dia 26 de junho de 1945, morou em Viamão, em 1986 veio morar em Lajeado. É viúva de Arthur Inácio Schmidt, com que teve 3 filhos e 7 netos. Desde 2015 é ministra da Paróquia Santo Inácio de Loyola. Realiza amplo trabalho junto à comunidade: Faz visitas aos doentes, auxilia nas missas e celebrações, participa do Clube de Mães, apostolado de orações, catequese familiar, entre outras atividades. É integrante da Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Data de publicação: 12/04/2016