Os vereadores de Lajeado aprovaram, nesta terça-feira (24/11), o Projeto de Lei do Executivo que orça a receita e fixa a despesa do município de Lajeado para 2016. O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 279.383.400,00, ou seja, 4,4% superior ao orçamento de 2015, que foi de R$ 267.478.696,00.

O Projeto de Lei foi aprovado com emenda modificativa que reduz de 10% para 3% o volume de livre movimentação do prefeito, na prática, reduz em R$ 20 Milhões os gastos do Executivo sem necessidade de autorização do Legislativo, em 2016.

A emenda foi proposta pelos vereadores: Waldir Gisch (PP), Djalmo da Rosa (PMDB), Ildo Salvi (PT), Antônio de Castro Schefer (SDD), Delmar Portz (PSDB), Círio Schneider (PP) e Paulo Dor (PMDB). Mas, recebeu votos contrários dos vereadores: Sergio Kniphoff (PT), Heitor Hoppe (PT), Élio Lenhart (PT), Sergio Rambo (PT) e Ernani Teixeira (PDT).

Confira o percentual deste valor destinado às secretarias municipais e à Câmara de Vereadores:

GABINETE PREFEITO      0,8%
PLANEJAMENTO             1,1%
ADMINISTRAÇÃO           3,4%
FAZENDA            3,8%
OBRA E SERVIÇOS URBANOS     9,4%
MEIO AMBIENTE             4,5%
AGRICULTURA E URBANISMO 3,4%
EDUCAÇÃO        23,9%
STHAS 3,1%
DESENV. ECONÔMICO E INOVAÇÃO      1,0%
CULTURA E TURISMO 0,8%
SAÚDE 35,6%
RESERVA DE CONTINGÊNCIA     1,0%
JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER 0,8%.
SEC. GOVERNO                1,8%
SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA      0,4%
PROCURADORIA             1,9%
CÂMARA DE VEREADORES          2,6%

Dentre as secretarias municipais que terão redução percentual significativa em comparação ao orçamento de 2015: Fazenda; Segurança Pública e Cidadania; Obras e Serviços Urbanos; Agricultura e Urbanismo e Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Terão aumento percentual significativo em comparação ao percentual de 2015 as secretarias: Saúde; Educação; Secretaria de Governo e Meio Ambiente.

As secretarias de Planejamento; Administração; Trabalho, Habitação e Assistência Social; Cultura e Turismo; e Juventude, Esporte e Lazer; manterão praticamente os mesmos percentuais de 2015.

Data de publicação: 25/11/2015