Cintos, óculos, capa de celular, carteiras e até mesmo morangos e abacaxis. Os vendedores ambulantes clandestinos estão se proliferando em Lajeado. Não é difícil encontrá-los na área central da cidade, no Parque dos Dick e nas sinaleiras.

Muitos, sem qualquer tipo de alvará ou licença vieram de outros estados e países em busca de emprego e agora estão perambulando pelas ruas vendendo diversos produtos.

Para os comerciantes que pagam impostos trata-se de uma concorrência desleal. Alegam que sofrem com fiscalização intensa por parte da prefeitura que fecha os olhos para o comércio ilegal.

Preocupado com esta situação o presidente da Câmara Municipal de Lajeado, Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), esteve reunido na manhã desta terça-feira (24/11) com representantes da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL), e Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (SINDIGÊNEROS). Também participaram da reunião representante da Brigada Militar e um fiscal da Secretaria do Planejamento (SEPLAN). Todos com objetivo de buscar uma solução para o problema.

Ao fim da reunião chegaram à conclusão que é preciso que haja uma reforma na lei a fim de criar regras mais rigorosas para o comércio ambulante.

Outro encaminhamento será a solicitação de mais fiscais, por parte da Secretaria de Planejamento do município, apoio da Brigada Militar nas fiscalizações e Campanha Publicitária por parte da Acil e do CDL para desmotivando à população a comprar produtos ilegais.

Data de publicação: 24/11/2015