Em sessão ordinária realizada excepcionalmente no Teatro da Univates, nesta quinta-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Lajeado aprovaram os dois projetos que estavam listados na ordem do dia.

Um projeto, do Executivo, apresenta a proposta da planta de valores dos terrenos e edificações, para fins de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), para o exercício de 2016.

O IPTU vai ficar 9% mais caro a partir de janeiro. Os contribuintes devem ficar atentos aos descontos para pagamento antecipado. Quem optar por pagar à vista até o dia 29 de janeiro ganha desconto de 15%, até 29 de fevereiro, o desconto passa a ser de 7,5%, e até 31 de março 5%. Existe ainda a possibilidade de parcelamento com juros de 1% ao mês, desde que a parcela não seja inferior a R$ 50,00. Maiores informações podem ser obtidas junto a Secretaria Municipal da Fazenda. O único vereador a votar contrário a aprovação da matéria foi Delmar Portz (PSDB).

Outra matéria aprovada, oriunda do Legislativo, concede o Título de Cidadão Lajeadense ao Padre Antônio Puhl. O projeto inicialmente estava assinado pelas Bancadas do PT, PMDB, PDT e PP, mas durante a discussão do projeto, os vereadores Delmar Portz (PSDB) e Antônio de Castro Schefer (SDD) reivindicaram o direito de assinar a proposta alegando não terem sido consultados. Agora o texto segue para ser sancionado pelo prefeito com a assinatura de todos os vereadores da Casa.

Padre Antônio iniciou sua vida religiosa em 1977, no Seminário São João Batista de Santa Cruz do Sul, como formador. De 1978 a 1979 atuou como pároco. Paróquia Santo Antônio de Relvado e de 1980 a 1983 na Paróquia Santa Teresa de Vera Cruz. Em 1984, atuou na Coordenação Diocesana de Pastoral, como assessor de Catequese, Jovens e Vocações. De 1985 a 1987, Antônio Puhl foi pároco da Paróquia da Ressurreição e Comunidade Santo Inácio de Santa Cruz do Sul e Coordenador Diocesano da Equipe Vocacional.

Apresentação da OCLAJE

Após a votação dos projetos e requerimentos o público teve a oportunidade de assistir a apresentação da Orquestra de Concertos de Lajeado (OCLAJE). Entre os 38 integrantes que subiram ao palco estavam o vereador Ildo Salvi (PT) e assessora da Câmara Maria Helena Lang. Regidos por Irineu Krüger foram 17 músicas em um show de pouco mais de uma hora. Há 29 anos a OCLAJE promove a música artística, erudita e popular em Lajeado e na região.

Data de publicação: 19/11/2015