Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (18/08), na Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado, apenas dois projetos de lei foram votados e posteriormente aprovados.   Mas,...

Mas, antes das votações, o presidente da Casa, vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), interrompeu a os trabalhos, em função de uma discussão entre o vereador Ernani Teixeira (PDT) e o representante do Movimento Vem Pra Rua, Douglas Sandri.

O vereador Teixeira (PDT) leu em plenário o trecho de uma carta endereçada a ele, onde o autor (não divulgado) dizia ter ouvido que a finalidade das manifestações populares ocorridas no último domingo na cidade teria o objetivo de desqualificar a administração municipal. O texto citava o nome de Douglas que estava presente na sessão.

Em seguida, Ernani Teixeira e Douglas Sandri foram para parte externa do plenário e iniciaram uma discussão. O barulho acabou causando transtornos e a interrupção da sessão por aproximadamente 10 minutos.

Após o reinício da sessão, os parlamentares aprovaram a proposta de autoria do vereador Círio Schneider (PP), que denomina de Rua Roberto Ertel Filho uma via pública, localizada no Bairro Montanha.

Outro projeto foi incluído na pauta após acordo de líderes, solicitado pelo líder de governo na Câmara, vereador Ernani Teixeira (PDT), institui turno aos servidores públicos municipais. Segundo mensagem justificativa que acompanha o projeto, a medida visa economia nos cofres públicos. A mudança entrará em vigor na aprovação da lei e se estende até o dia 29 de fevereiro de 2016.

Requerimentos em Destaque

Na sessão anterior, dois requerimentos receberam pedido de destaque, para votação em separado, e foram incluídos na pauta desta reunião. Os vereadores aprovaram por unanimidade o Requerimento de autoria do vereador Paulo Dorr (PMDB), que solicita envio de ofício a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), que notifique o proprietário do imóvel na Avenida Alberto Pasqualini esquina com a Rua Emilio Abichequer, para que recue os tapumes da esquina, pois está atrapalhando a visão dos motoristas e pedestres.

E o requerimento de autoria do vereador Delmar Portz (PSDB), que solicita envio de ofício às Câmaras de Vereadores dos Municípios que compõem a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), solicitando apoio nesta MOÇÃO DE PROTESTO ao Projeto de Lei nº 300/2015 que autoriza a extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. A proposta foi apresentada pelo governador, no último dia 06, dentro de um pacote de medidas de “ajuste fiscal”.

Data de publicação: 18/08/2015