A Câmara Municipal de Lajeado realizou sessão ordinária, nesta terça-feira (28/07), com quatro projetos de lei na ordem do dia, sendo três oriundos do Executivo e um do Legislativo.

Após tempo regimental de sete minutos usado por cada parlamentar para explicações pessoais, o presidente Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), iniciou a discussão e votação dos projetos da pauta.

Os vereadores aprovaram a proposta do Executivo de alterar O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Lajeado, em área pertencente ao Bairro Olarias, passando de Unidade Territorial Industrial – UTI e Unidade Territorial Mista – UTM, para totalmente Unidade Territorial Industrial – UTI.  A referida alteração decorre da necessidade do Município da ampliação da Zona Industrial junto a Rua Rio Grande do Sul, estendendo-a, até a Rua Pedro A. Scherer.

Também deliberam, sobre o projeto do Executivo que autoriza repassar auxílio financeiro no valor de R$ 50.000,00 à Federação Gaúcha de Patinagem, para despesas de treinamento, passagens aéreas, hospedagem e manutenção de materiais específicos para o atleta lajeadense Marcel Stürmer, na Temporada 2015. A proposta foi bastante discutida e recebeu voto contrário do vereador Antônio de Castro Schefer (SDD). Para ele, o município já ajudou muito o atleta, mas diante da atual crise, as prioridades devem ser saúde, educação para a população carente. O vereador Círio Schneider (PP), se absteve da votação por considerar o valor muito alto.

Foi discutida e aprovada por unanimidade, a liberação de recursos financeiros no valor de R$ 6.670,00 à Academia Literária do Vale do Taquari- ALIVAT.  O referido recurso servirá para despesas de custeio como pagamento de serviço de editoração e impressão de mil livros referente ao 5°Concurso Literário Novos Talentos.

Do Legislativo, aprovada a proposta do vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), que visa autorizar a inclusão do ensino de Noções Gerais de Defesa Civil e Percepção de Riscos, na Rede de Ensino Público Municipal. Pelo texto, os professores serão capacitados pela Defesa Civil para atender os fins previstos nesta Lei.

Todos os projetos ainda dependem da sanção do prefeito municipal Luís Fernando Schmidt.

Suplentes assumem cadeiras

Na sessão, assumiram cadeiras os suplentes de vereadores, Ricardo Ewald (PT), e Adriane Heffel (PMDB). Os suplentes assumiram devido às licenças dos vereadores Sérgio Kniphoff (PT) e Paulo Dorr (PMDB).

Sessão suspensa por cinco minutos

O presidente do Legislativo foi obrigado a suspender a sessão por cinco minutos após discussão entre o suplente de vereador Ricardo Ewald (PT) e vereador Antônio de Castro Schefer (SDD). Os motivos foram às sucessivas críticas feitas por Schefer ao Partido dos Trabalhadores, presidido por Ewald.

Data de publicação: 28/07/2015