Em reunião, na Câmara de Vereadores de Lajeado, na tarde desta segunda-feira (18/05), representantes do Centro Regional de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo - CENTRAL, pediram ao Legislativo uma ajuda financeira para a realização das adaptações determinadas pelo Corpo de Bombeiros.

Recentemente a CENTRAL foi notificada pela ausência de itens técnicos exigidos para que a instituição esteja de acordo com as normas de prevenção a incêndio e pânico. Entre as adaptações exigidas, a colocação de detector de fumaça, porta corta-fogo, iluminação de emergência, extintores, etc.

Segundo o administrador do Centro de Alcoolismo, Ademir Becker, a Central não tem condições de arcar com a despesa de aproximadamente R$ 35 mil. Por isso, estão recorrendo ao Executivo e Legislativo na tentativa de conseguir um aporte financeiro e não fechar as portas. “O valor é alto para uma instituição como a Central que vive de doações usadas para manter apenas a estrutura”, explicou.

Becker aproveitou a oportunidade e pediu a ampliação de 10 para 15 vagas no convênio da Central com o município para internação de dependentes químicos.

Segundo ele, apesar da grande demanda de pacientes, apenas 60% dos leitos encontram-se ocupados no momento.

Participaram da reunião, o presidente do Legislativo, vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), vereador Heitor Hoppe (PT), vereador Sérgio Rambo (PT), Secretário de Saúde de Lajeado, Glademir Schwingel e secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Ana Reckziegel.

Data de publicação: 18/05/2015