Lorival Silveira (PP) sugere CPI para investigar contrato do Lixo Durante a sessão ordinária desta terça-feira 12/05, o Vereador Lorival Silveira (PP) usou o seu tempo regimental...

Lorival Silveira (PP) sugere CPI para investigar contrato do Lixo

Durante a sessão ordinária desta terça-feira 12/05, o Vereador Lorival Silveira (PP) usou o seu tempo regimental para falar sobre a possível participação de servidores públicos em fraudes licitatórias para serviço de limpeza urbana. Segundo o parlamentar, a Câmara de Vereadores deveria instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar o suposto Cartel do Lixo. “Não podemos ficar de braços cruzados sendo informados pela imprensa sobre o que está acontecendo. Não é propina, nem desvio, é roubo mesmo!”, afirmou.

O vereador Carlos Kayser (PP), concordou e comentou o assunto. Segundo ele, é estranho o fato de já terem se passado dois anos de contrato emergencial sem licitação definida. “Mas, o Ministério Público vai com certeza dá uma resposta à comunidade”, disse.

Para o vereador Sérgio Kniphpff (PT), não existe contrato emergencial. “Teve licitação, quem ganhou foi a Urbanizadora Lenan, que não assumiu!”, rebateu.

O líder de governo, vereador Ernani Teixeira (PDT), defendeu a atual administração dizendo que os vereadores de oposição estavam estranhando o processo porque não conheciam uma licitação. “Quem não conhece estranha mesmo”, brincou.

Segundo a secretaria do Legislativo, até o final do expediente de quarta-feira, nenhum requerimento com intuito de abertura de CPI foi protocolado na Casa.

Criação de CPI

Para que a Câmara abra uma Comissão de Parlamentar de Inquérito, o vereador precisa encaminhar um requerimento a Mesa Diretora com a assinatura de pelo menos sete vereadores. O requerimento deve ser aprovado em plenário por 2/3 dos membros da casa.

Data de publicação: 12/05/2015