Uma reunião entre representantes do Executivo, Legislativo e direção do Hospital Bruno Born realizada na tarde de ontem, no gabinete do prefeito Luís Fernando Schmidt (PT), buscou um acordo para evitar a redução dos atendimentos do Setor de Emergência do HBB.

O Secretário de Governo, Auri Heisser, pediu para o Presidente da Câmara, Djalmo da Rosa, disponibilizar recursos existentes na rubrica do Legislativo destinadas a construção da sede própria, para pagar atrasados e normalizar contrato com o hospital vencido desde final de maio.

O vereador Waldir Gisch (PP), se indignou e chamou a situação de lamentável ao saber que o município estava tanto tempo sem contrato com o hospital. "Por que não pediram ajuda antes? A que ponto nós chegamos! O que é dito na Câmara não é ouvido aqui", disparou. Segundo ele, todos foram alertados para a situação dos gastos excessivos com a UPA, que gerou o furo no orçamento e conseqüentemente a inadimplência com o hospital.

O Secretário da Saúde, Glademir Schwingel (PT), rebateu as críticas dizendo que a UPA está aí e que todos os partidos tem alguma responsabilidade. "Agora precisamos achar uma solução", completou.

O Diretor-Técnico do HBB, Claudio Klein, sinalizou que sem contrato o hospital não teria como sustentar e haveria necessidade de restrição na emergência.

Djalmo da Rosa (PMDB) propôs ajudar com o pagamento de três meses de serviços prestados e não pagos, com valor estimado de R$ 663 mil. O Executivo deverá custear o restante da dívida.

Auri Heisser, frisou que a contribuição é extremamente importante e que o município vai continuar trabalhando para "Arrumar a casa".

Data de publicação: 15/09/2014