Na manhã desta quinta-feira (04/09), a comitiva formada pelo presidente do Legislativo, Djalmo da Rosa (PMDB), vereador Lorival Silveira (PP), e engenheiro Isidoro Fornari Neto, foi recebida pelo Diretor Técnico da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Manoel João Souza de Freitas e pelo Gerente de Engenharia, Luís Vanacôr, na sede da estatal em Porto Alegre.

Na pauta, a busca de uma alternativa para minimizar o fluxo dos veículos no Trevo da BRF, localizado na ERS 130 e também na Rua Carlos Sphor Filho, em Lajeado. Segundo Lorival, a empresa já adquiriu um terreno em frente à fábrica e criou um mini terminal de ônibus para atender os 3,5 mil funcionários. O parlamentar pediu uma autorização para fazer uma ligação do terreno com Rodovia 130, por Rua Lateral, para amenizar o problema.

Segundo o chefe do Legislativo, o projeto não trará custo para a EGR, pois o Executivo já se comprometeu a custear o projeto e a execução da obra, cabendo à empresa apenas a liberação da faixa de domínio.

O engenheiro da EGR, Luís Vanacôr, solicitou que a Prefeitura Municipal de Lajeado encaminhe ofício formalizando pedido, e que a empresa BRF anexe ao documento um atestado de inviabilidade de acesso. "A partir daí iremos formalizar no COREPE", afirmou.

Djalmo da Rosa considerou a reunião bastante proveitosa e acredita que um passo importante foi dado que o problema seja minimizado num curto espaço de tempo.

Data de publicação: 04/09/2014