O vereador, Delmar Portz (PSDB), autor da Lei 8.524/2010 de 31 de dezembro de 2010, que dispõe sobre a utilização do uso de sacolas e sacos plásticos nas instituições, reclama que até hoje a Lei não entrou em vigor.

Segundo ele, nem o governo anterior e nem o atual tiveram interesse em colocar em prática uma Lei de extrema importância e que já foi implantada em diversos municípios no país. "Numa época em que o mundo todo está com os olhos voltados para a questão da ecologia, Lajeado tem Lei sancionada e não a coloca em vigor", desabafa.

Portz encaminhou diversos ofícios ao Executivo/ Secretaria do Meio Ambiente, solicitando explicações quanto à aplicação da lei. Como resposta, a administração atual informou que o cumprimento acarretaria acréscimo nos custos que seriam repassados para a população, traria aos munícipes, a necessidade de comprar sacolas de tecidos para o transporte de mercadorias e de sacos plásticos para a colocação de lixo domiciliar. "Apesar das justificativas, continuarei trabalhando em defesa do meio ambiente", concluiu.

Data de publicação: 12/07/2014