Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (17/06), na Câmara de Vereadores de Lajeado, quatro projetos do Executivo receberam pareceres favoráveis e dois receberam pedidos de vistas e serão analisados posteriormente.

O Projeto que altera a Lei nº 9.316/2013 que autoriza o Município a firmar Convênio com o estado do Rio Grande do Sul para a construção de ala feminina no Presídio estadual de Lajeado recebeu parecer favorável, apesar dos três votos contrários dos vereadores, Círio Schneider (PP), Lorival Silveira (PP) e Carlos Kayser (PP).

O Executivo fica autorizado pelo Legislativo a repassar um recurso financeiro de R$ 8.100,00 à Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins- AGAGEL para organização e promoção da XV jornada do Sorvete que será realizada nos dias 31 de julho e 01 de agosto de 2014, junto ao Weiand Turis Hotel, nesta cidade.

Da mesma forma, fica autorizada abertura de Crédito Suplementar no valor de R$ 202.000,00, na Secretaria da Fazenda. A suplementação de R$ 2.000,00 servirá para pagamento de aluguel onde funciona o NEF – Núcleo de Execuções Fiscais e a suplementação de R$ 200.000,00 servirá para pagamento de contrato com a Empresa Thema (software) e outras despesas.

Os vereadores se manifestaram a favor do projeto que Reestrutura o Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Lajeado e abre Créditos Suplementar no valor de R$ 10.074,51 na Secretaria de Educação. A matéria prevê a alteração da tabela do item 5 do art. 31 da Lei nº 8.795/2011, tendo em vista o aumento de 6 supervisores e 1 orientador nas Escolas Municipais. O vereador, Waldir Gisch (PP), alertou para o perigo de servidores estarem exercendo funções de maneira ilegal. "Acho complicado e sugiro que a administração se organize melhor para evitar problemas futuros", disse.

Apenas dois requerimentos e uma indicação de melhorias para o município foram apresentados na sessão de hoje. O vereador, Hugo Vanzin (PMDB), sugeriu a Secretaria da Saúde, estudo para aquisição de pelo menos uma cadeira de rodas, para cada posto de saúde e também uma para ficar à disposição na própria secretaria.

Também solicitou a Secretaria da Agricultura que informe a Casa Legislativa se existe um projeto de arborização, quantidade e espécie de árvores para substituir os eucaliptos que serão retirados do Parque dos Dick.

Por último, sugeriu plantio das árvores na Avenida Benjamin Constant, parte nova no Bairro Montanha em frente e roçada e limpeza na área verde e pista de caminhada nos fundos do Maxxi Atacado, no Bairro São Cristóvão.

Pedido de vistas adia apreciação de dois projetos

O vereador, Delmar Portz (PSDB) pediu vistas ao projeto do Executivo, que dispõe sobre procedimentos de Acesso a informações no âmbito do Município de Lajeado e da outras providências. Ao justificar a solicitação, disse que a matéria estava incompleta.

Carlos Kayser (PP) também pediu vistas ao projeto que altera a Lei nº 9.393/2013 que institui o Estacionamento Rotativo Pago em vias públicas da cidade de Lajeado e dá outras providências. Segundo ele, é preciso analisar o projeto em conjunto com demais vereadores em função da polêmica que o assunto já está causando nas redes sociais.

Data de publicação: 17/06/2014