Presidente do Poder Legislativo, vereador Djamo da Rosa (PMDB), acompanhado pelos vereadores Lorival dos Santos Silveira (PP), e membros da Comissão de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Rambo (PT) e Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), estiveram na tarde da última quarta-feira (11/06), juntamente com o secretário da Pasta do Meio Ambiente, José Francisco Antunes, junto ao aterro sanitário onde verificarem, in loco, o trabalho que é executado naquele local com relação ao recebimento e destinação do lixo do município de Lajeado.

A iniciativa partiu do progressista, Lorival dos Santos Silveira, que alertou sobre possíveis irregularidades no local. Segundo ele, a célula está saturada e o município está cometendo crime ambiental já que possivelmente o chorume e o lixo acumulado está contaminando o solo e arroios próximos.

O secretário, José Francisco Antunes, explicou que a licença de operação do local vence no mês de julho. Mas, está trabalhando diariamente para que a conclusão da nova célula ocorra até o final do mês. Assim, será possível agilizar a liberação da nova  licença por parte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Os vereadores temem que o aterro receba um auto de infração e seja interditado pelo órgão competente já que a situação do local é crítica em função de muito lixo exposto e animais nos arredores. "Se isso ocorrer pode haver interdição e multa", disse Lorival.

Os parlamentares devem se manifestar a respeito do assunto na próxima sessão do Legislativo.

Data de publicação: 11/06/2014