A sessão ordinária desta esta terça-feira (15/04) teve pauta enxuta. Apenas a votação de um projeto estava prevista na ordem do Dia. Mas, após um pedido de acordo feito pelo líder de governo, Ildo Salvi (PT), mais uma matéria foi incluída na pauta de votação.

Os parlamentares deram parecer favorável ao Projeto de Lei do Executivo que altera a tabela do item 5 do art. 31 da Lei nº 8.795/2011 que Reestrutura o Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Lajeado e abre Crédito Suplementar, no valor de R$ 30.000,00, na Secretaria de Educação. Estão sendo excluídas as 12 vagas de Vice-Diretor constante na Lei nº 9.229, de 19/09/2013, e em substituição estão sendo criadas 3 faixas de Vice-Diretor.

Os vereadores também acataram o parecer pela ilegalidade, emitido pela Comissão de Justiça e Redação, da Câmara, ao Projeto de Lei de autoria do vereador Delmar Portz (PSDB) que pretendia proibir o plantio de árvores da espécie eucalipto (Eucalyptus) na Zona Urbana do Município de Lajeado. Seis vereadores se manifestaram contrários a ilegalidade: Círio Schneider (PP), Lorival Silveira (PP), Mozart Lopes (PP), Waldir Gisch (PP), Paulo Dorr (PMDB) e Delmar Portz (PSDB).  O autor do projeto manifestou sua indignação.  "Sinto vergonha de receber meus vencimentos no final do mês porque não consigo aprovar nenhum projeto nesta Casa", lamentou. O projeto foi arquivado.

O Executivo fica autorizado a repassar recursos financeiros no valor de R$ 21.200,00 à Liga Lajeadense de Futebol Amador – LILAFA. Trata-se de solicitação de auxílio dessa entidade desportiva para fins de custeio das despesas de arbitragem, material esportivo e confecção de troféus e medalhas do Campeonato Municipal Amador de Lajeado – Edição 2014, denominado Copa Sicredi, conta com a participação de 06 clubes cada um deles com 02 equipes (titulares e aspirantes), mobilizando um grande número de atletas, além de dirigentes, familiares e comunidade em geral, que prestigiam a prática esportiva do futebol de campo.

Votado o requerimento de autoria do vereador, Hugo Vanzin (PMDB), que recebeu pedido de destaque do vereador, Heitor Hoppe (PT,) na sessão do dia 08/04. No documento, Vanzin solicita envio de ofício a Secretaria de Trânsito, sugerindo que proíba estacionamento em uma ou duas vagas bem em frente ao Pronto Atendimento (PA), no Hospital Bruno Born. O Pronto Socorro possui entrada, quando da necessidade. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores.

Próxima Sessão

Em função do feriado de Tiradentes, na segunda-feira a próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado ocorre no dia 23/04 (quarta-feira), a partir das 17h.

Data de publicação: 15/04/2014