Na sessão Legislativa desta semana, o vereador Hugo Vanzin (PMDB) encaminhou requerimento solicitando ao Poder Executivo/Secretaria do Meio Ambiente, que informe a Câmara de Vereadores de Lajeado, se existe um projeto de revitalização do Parque do Engenho.

O vereador está preocupado com as constantes reclamações que vem recebendo dos frequentadores que denunciam o abandono e a falta de segurança do local.

O Parque que sempre foi um dos cartões postais da cidade, agora anda abandonado e sendo utilizado para consumo de droga. "Não queremos criticar ninguém, somente estamos pedindo um novo olhar para que o local seja aproveitado pela comunidade", justificou.

O Parque do Engenho é considerado pelos historiadores como o local de origem de Lajeado. Corresponde a uma área de lazer de dois hectares, oferece trilhas para caminhadas, um lago e uma ponte. Abriga ainda o Departamento de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária e uma gruta em homenagem a Virgem Maria, onde ocorrem missas semanais. "É o pulmão da área central de Lajeado. Um paraíso ecológico e espiritual que merece ser preservado" atestou.

O parlamentar sugere que o Parque do Engenho seja encampado por entidades, assim como foi feito com o Rio Taquari na ação Viva o Taquari Vivo.

Data de publicação: 11/04/2014