A Secretaria de Trânsito e Segurança Pública de Lajeado (STSP) promoveu um café da manhã nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), na manhã desta quarta-feira (11/12), para apresentar o Projeto de Videomonitoramento para a região central do município.

Os equipamentos/serviços serão prestados pelo consórcio formado por Olicenter/Lógica Sul/Siera/M2C, e o custo total para que o sistema entre em funcionamento é de R$ 401,819 mil. A Administração Municipal se comprometeu com o repasse de R$ 100 mil. A proposta trazida por Teixeira é que o saldo seja rateado em cotas entre as 12 agências, de oito instituições bancárias, localizadas no raio de abrangência do sistema. Por enquanto, somente o Sicredi acertou a participação de duas cotas.

O secretário Gerson Teixeira explicou que o valor total será repassado para a Associação Pró-Segurança Pública (Alsepro), responsável por comprar os equipamentos e repassar ao município. Ele acredita que após a instalação das 15 novas câmeras de monitoramento, somadas às sete já existentes, a cidade vai servir de modelo na área da segurança pública. "Queremos implantar um sistema com maior qualidade que funcione em conjunto com as antigas, aproveitando os recursos já existentes", explicou.

O presidente da Câmara Municipal de Lajeado, Sérgio Kniphoff (PT), manifestou apoio ao projeto. "Mesmo não conseguindo participar com recursos, o Legislativo dá apoio integral a esse tipo de projeto que visa aumentar a segurança da população e, sem dúvida, merece o reconhecimento de todos", frisou.

O evento reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sociedade civil organizada e iniciativa privada.

Data de publicação: 11/12/2013