Durante sessão solene realizada na última sexta-feira (6/12), no Plenário da Câmara Municipal de Lajeado, o Poder Legislativo concedeu o Título de Cidadã Lajeadense à magistrada Dra. Carmen Luíza Rosa Constante Barghouti, juíza de Direito da 2ª Vara Cível do Fórum de Lajeado.

Além de Sérgio Kniphoff (PT), que presidiu a sessão, e dos vereadores da Casa, estavam presentes o prefeito, Luís Fernando Schmidt (PT); o vice, Vilson Jacques Filho; o secretário de Governo, Auri Heisser; e autoridades, como juízes, entre os quais, Rodrigo de Azevedo Bortoli, que representou o diretor do Fórum, promotores e delegado.

O projeto de lei aprovado por unanimidade é de autoria do vereador Ernani Teixeira (PDT) que, ao fazer uso da tribuna, destacou que a magistrada conquistou o respeito de todos pelo trabalho e humildade demonstrados ao longo dos 15 anos de atuação na região. "Não iria me perdoar se encerrasse minha carreira política sem fazer esta justa homenagem à Dra. Carmen."

O presidente da Casa, Sérgio Kniphoff (PT), destacou que é um orgulho para o Legislativo conceder o título num momento em que o país precisa de modelos éticos e de pessoas em que se possa espelhar. "Estamos hoje homenageando alguém que serve de exemplo pra todos nós e vai servir de exemplo para as novas gerações."

Em seu discurso, o prefeito Luís Fernando Schmidt (PT) destacou três características da juíza que, segundo ele, são necessárias para quem quer crescer: bom humor, paixão e humildade. "A homenagem que fazemos hoje à Dra. Carmen é pra ela na sua individualidade, mas é também para a democracia que deve ser preservada para que possamos crescer."

A juíza homenageada foi sucinta. Lembrou que desde que chegou à cidade, a amabilidade do povo e a acolhedora recepção no Fórum lhe trouxeram a certeza de que aqui poderia trabalhar e viver com qualidade. Ela agradeceu a todos os vereadores pela acolhida ao projeto: "Sendo esta a Casa do povo, sinto-me lisonjeada e feliz por estar aqui".

História

A Dra. Carmen Luíza Rosa Constante Barghouti é filha de Benício Luiz Constante e de Eloá Rosa Constante; nasceu no dia 24 de dezembro de 1957, no município de Gravataí/RS. É casada com Fakhry Saleh Ahmad Saleh Barghouti e mãe de Luciano Constante Sarmento. É graduada em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde foi diplomada em 1982. No ano de 1983, obteve habilitação para lecionar no então segundo grau, Licenciatura Plena em Direito e Legislação - Direito Aplicado, na Faculdade de Formação de Professores, Instituição Educacional São Judas Tadeu. Em 1990, frequentou o curso de Preparação à Magistratura do Trabalho, na Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra). Cursou a Escola Superior da Magistratura (Ajuris) no ano de 1991, e o curso de Preparação à Magistratura Federal em 1994. Frequentou o curso de Sentença Cível e Criminal nos anos de 1994 e 1995.

Data de publicação: 06/12/2013