Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (03/12), a Câmara de Vereadores de Lajeado aprovou 16 projetos de lei.   Ildo Salvi (PT) solicitou acordo de...

Ildo Salvi (PT) solicitou acordo de liderança para apreciação do projeto que prevê abertura de crédito suplementar no valor de R$ 4 milhões para pagamento dos salários, 13º e férias dos servidores, mas a bancada do PP não concordou, e a matéria ficou baixada e deverá entrar na pauta semana que vem.

Do Executivo, os parlamentares autorizaram o município a conceder Direito Real de Uso de Imóvel de propriedade do Município de Lajeado à Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari – SEAVAT; A abertura de Crédito Especial no valor de R$ 136.242,66 na Secretaria da Agricultura e Urbanismo para pavimentação de passeios no Parque Prof. Theobaldo Dick, Suplementação de R$ 437.000,00 na Câmara Municipal para custos com folha de pagamento dos funcionários; Doação de um GPS e uma máquina fotográfica digital ao 2º Grupo de Policiamento Ambiental do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e por fim, Abertura de Crédito Especial de R$ 2.000,00, na Secretaria da Saúde para confecção de uma prateleira para guarda de medicamentos, documentos, material de almoxarifado.

Do Legislativo, recebeu parecer favorável o projeto de lei de autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB) que disciplina o procedimento legislativo dos Projetos de Leis concedendo auxílios financeiros. Ranzi disse que o objetivo é dar maior transparência aos processos, mas para o vereador Waldir Gisch (PP), que votou contra, a proposta poderá dificultar o repasse para algumas entidades sociais.

Recebeu parecer favorável o projeto de lei proposto pelos vereadores Élio Lenhart (PT) e Djalmo da Rosa (PMDB) que altera o mapa do Zoneamento de Uso da Lei Municipal nº 7.650/2006, que Institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Lajeado.

Apesar dos seis votos contrários dos vereadores, Delmar Portz (PSDB), Antônio Schefer (SDD), Waldir Gisch (PP), Círio Schneider (PP), Carlos Kaiser (PP) e Lorival da Silveira (PP), foi provado o parecer de ilegalidade dado pela Comissão de Justiça e Redação à proposta de emenda a lei orgânica n. 001-01/2013 que altera o caput do artigo 135 da Lei Orgânica Municipal.

Denominação de Ruas

Aprovados sete projetos de lei que se referem à denominação de ruas. Entre eles o que denomina de "Cláudio Kuhn" a rua "C" do Loteamento Blumen Garten, localizada no Bairro Universitário. WALDIR GISCH; Denomina de rua "Ademir Miorando" a rua "G" do Loteamento Portal dos Conventos II, localizada no Bairro Conventos e dá outras providências. HUGO LUIS VANZIN; Denomina de rua "Tereza Zambiazi Miorando" a rua "F" do Loteamento Portal dos Conventos II, localizada no Bairro Conventos e dá outras providências. HUGO LUIS VANZIN; Denominam de rua "Atos Prinz Falkenbach" a rua "G" do Loteamento Jardim Amazonas, localizada no Bairro Universitário e dá outras providências. HUGO LUIS VANZIN; Denomina de rua "Osvino Otto Ely" uma via pública localizada no Bairro Conventos. CARLOS EDUARDO RANZI; Denomina de rua "Heinz Gunther Sch midt" uma Rua no Bairro Universitário e dá outras providências. CÍRIO SCHNEIDER e Denomina de rua "Albino Wolf" a rua "1" "1", localizada no Distrito Industrial, no Bairro Centenário e dá outras providências. CÍRIO SCHNEIDER

Pedido de Vistas

O vereador Sérgio Rambo (PT) pediu vistas ao projeto de lei de autoria do vereador Lorival da Silveira (PP) que altera dispositivos do PDDI – Anexo 1.2 da Lei Municipal nº 7.650/2006 que Institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Lajeado. VOTAÇÃO DO PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO PELA ILEGALIDADE.

Acordo de Lideranças

O Líder de governo Ildo Salvi (PT), pediu acordo de lideranças partidárias para votar com urgência o projeto de lei que autoriza abertura de Crédito Especial no valor de R$ 5.000,00 para a Academia Literária do Vale do Taquari (ALIVAT). O referido recurso, aprovado por todos os vereadores, servirá para editoração e impressão de mil livros referente IV Concurso Literário Escritos/Escritores, sendo que o lançamento do livro será dia 19 de dezembro próximo, na Casa de Cultura.

Suplente

O vereador Djalmo da Rosa (PMDB) tirou licença por motivo de interesse particular, entre os dias 02 e16 de dezembro de 2013. Em seu lugar assumirá a suplente Rosane Lanius Borger (PMDB).

Data de publicação: 03/12/2013