Marisa Bastos iniciou a fala saudando todos os professores de todas as redes, especialmente da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no seu dia (15 de outubro - Dia do Professor), e fez um relato das ações realizadas desde 2011, quando assumiu a coordenadoria.

Segundo Marisa Bastos, o governo do Estado encontrou as escolas estaduais em situação de avançado abandono no que diz respeito aos espaços físicos, com alunos estudando em situação precária e caótica. "O número de escolas nessas condições era tão grande que ainda não se solucionou o problema", disse.

"Em termos de gestão, regime de colaboração, foi encontrada desarticulação na gestão com os municípios, por isso foram retomadas a cooperação com os municípios e o diálogo para realizarmos os investimentos e ações nas escolas.

Sobre o quadro de professores, a situação era de desestruturação; muitos contratos emergenciais; inexistência de concurso público; o plano de carreira dos professores estava desativado há oito anos, sem promoções e ou concurso; índices de reajuste dos professores eram dados abaixo da inflação anual.

Então, a Secretaria de Educação, após realizar diagnóstico da rede, fez planejamento, estabelecendo metas de gestão para recuperar os espaços físicos das escolas e modernizar do ponto de vista tecnológico e reestruturação do currículo escolar, visando dar maior qualidade.

Além disso, a coordenadoria está constantemente pensando em qualificar a gestão democrática, promovendo cursos preparatórios para valorização do professor.

Com tudo isso, se há uma insatisfação de alguns, é pontual. A gente contabiliza uma grande satisfação da maioria, inclusive de muitas escolas avaliarem positivamente. Alguns ajustes são normais num projeto pedagógico, mas o importante é manter a proposta. Foi necessário ousadia, investimentos. Hoje, o governo está acompanhando e investindo para que ele programe a proposta pedagógica na escola. Tudo isso para que os professores tenham condições de realizar um bom trabalho em sala de aula.

Aquisição de recursos didáticos por meio de convênio com o MEC, em que todas as escolas de Ensino Médio recebem verba federal de R$ 20 mil a R$ 100 mil ao ano, para compra de material didático, a fim de fazer a educação continuada de professores. Todo esse aporte que está sendo dado para as escolas é importante para que os avanços continuem acontecendo."

Concluiu falando sobre valorização profissional, dizendo que "o governo promoveu dois concursos públicos, totalizando mais de 15 mil professores concursados; temos proposta de 76% de reajuste salarial até 2014, ganho real de quase 50%", conforme ela.

Data de publicação: 15/10/2013