A Câmara de Vereadores de Lajeado realizou, na última quinta-feira (29/09), sessão extraordinária, não remunerada, para deliberar sobre nove matérias oriundas do Executivo.

Destas, seis se referem a pedidos de abertura de créditos no Orçamento do município. Somados, totalizam mais de R$ 2,5 milhões. Desse valor, suplementação de R$ 250 mil destina-se às áreas da saúde e educação.

Os vereadores também autorizaram a abertura de crédito de R$ 990 mil para pagamento de prestadores de serviços na saúde, cujo valor será reduzido das dotações destinadas ao calçamento associativo e comunitário. O vereador Lorival Silveira (PP) declarou que o projeto deveria ter sido encaminhado com maior antecedência à apreciação do Legislativo, já que foi protocolado no último dia 24, e o pagamento é feito no dia 30. Segundo ele, o tempo é curto para analisar um projeto de tamanha importância.

Também recebeu parecer favorável a abertura de crédito especial no valor de R$ 110 mil para a construção de sanitários e vestiários na Secretaria de Obras, e suplementação de R$ 24,5 mil para calçamento comunitário.

Outro pedido de abertura de crédito soma R$ 280 mil, dos quais, R$ 190 mil para a conservação de vias urbanas e rurais, R$ 60 mil para manutenção da Secretaria de Obras e R$ 30 mil para material de consumo à manutenção de ginásios, parques e praças.

para a Secretaria de Obras, são previstos mais R$ 520,5 mil, dos quais R$ 400 mil para manutenção da limpeza pública. Por último, a Administração fica autorizada a abrir crédito de R$ 219,6 mil na Secretaria da Saúde. O valor se refere ao excesso de arrecadação de recurso federal, a ser aplicado em material de consumo e serviços de terceiros.

Além destes, os vereadores aprovaram a concessão de R$ 15 mil ao Clube dos 15, para melhorias em sua sede; a contribuição de melhoria decorrente da pavimentação da Rua Cecília Meirelles, autorizada com um voto contrário do vereador Adriel Reinke (PSDB); e a assinatura de convênio entre o município e o Estado do Rio Grande do Sul para a instalação do Programa de Policiamento Comunitário em Lajeado. A matéria também cria Bolsa Auxílio-Moradia, a ser repassada à Alsepro, no valor de R$ 600 por policial civil ou militar.

Os vereadores Círio Schneider (PP) e Antônio de Castro Schefer (PTB) não compareceram à sessão. Sérgio Kniphoff (PT) expressou seu descontentamento com a ausência do líder petebista. "Essa sessão foi convocada porque o Schefer não deu acordo para votar um importante projeto na última sessão e hoje não compareceu, nem justificou sua ausência", registrou o presidente da Casa.

Data de publicação: 26/09/2013