Apesar da extensa lista de projetos descritos na Ordem do Dia, a sessão ordinária desta terça-feira (24/09) durou menos de uma hora.   Os parlamentares anteciparam o horário...

Os parlamentares anteciparam o horário das atividades e abriram mão do tempo regimental para que o encontro fosse breve, permitindo a participação de todos os presentes na solenidade de troca do dirigente do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT).

O plenário acatou 23 projetos que autorizam a contribuição de melhorias em decorrência da pavimentação das ruas: Afonso Celso; Álvaro Mello; Antônio Otto Heineck; Boqueirão do Leão; Guilhermina Bücker; Ibiaçu, Oralino Francisco de Silveira; Paraná; República dos Palmares; Santa Catarina; São Leopoldo; São Martinho; Theodoro Wiebbeling; Vendelino Coletti; Aloysio Bernardo Hoppen; Antônio Silvestre Arenhart; das Extremosas; dos Ipês; João Pinto da Silva; Leopoldo Alfredo Bruxel; Oswaldo Mathias Ely; Eugênio Almiro Schmidt e Adolfo Kunz. A matéria recebeu apenas um voto contrário do suplente Adriel Reincke (PSDB).

A Casa ainda aprovou por unanimidade mais duas propostas que instituem o Programa de Recuperação de Créditos e ainda abertura de Crédito Especial no valor de R$ 89,9 mil no Orçamento.

PEDIDO DE ACORDO

O líder de governo, Ildo Salvi (PT), pediu acordo de lideranças partidárias para incluir, na pauta de votação, mais três projetos de lei, entre eles o que libera recursos para pagamento de serviços na área da saúde, porém, teve pedido negado pelo vereador Antônio Schefer (PTB), que já havia declarado anteriormente que não daria acordo pelo seu partido a nenhum pedido do líder. "Chega de projetos goela abaixo. Eu não dou acordo", disse indignado.

Diante do impasse, o presidente da Casa, Sérgio Kniphoff (PT), se manifestou e convocou sessão extraordinária para quinta-feira (26/09), às 18h, justificada pela urgência na votação para pagamento de salários. Além desta, mais matérias devem ser incluídas na pauta de votação.

Foi adiada a apreciação do projeto de lei, oriundo do Executivo, que disciplina a gestão democrática nas escolas públicas municipais. Adriel Reinke (PSDB) se manifestou dizendo que o projeto não poderia ser votado porque não estava na Ordem do Dia, mas o presidente discordou alegando que teria sido incluído pela manhã e que os gabinetes teriam sido avisados da providência. Diante da discordância, a bancada do PMDB pediu vista e encerrou a discussão.

SUPLENTE

O suplente de vereador Paulo Dörr (PMDB) assumiu cadeira na Casa ocupando o lugar do vereador Hugo Vanzin (PMDB), que está de atestado médico por uma semana.

AVISOS GERAIS

Ao final da sessão, Sérgio Kniphoff (PT) convidou os vereadores para a abertura da Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari - CONSTRUMÓBIL, uma das três maiores do ramo no Estado, que se realiza nesta quarta-feira (25/09), a partir das 18h, no Parque do Imigrante.

Data de publicação: 24/09/2013