Na tarde de terça-feira (17/09), a secretária municipal de Educação, Eloede Conzatti, entregou ao presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Sérgio Kniphoff (PT), cópia do Projeto de Lei de Gestão Democrática.

A secretária aproveitou a visita para passar nos gabinetes e conversar com outros vereadores e explicar o conteúdo do projeto formado por alguns componentes básicos: constituição do Conselho Escolar; definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; eleição direta para diretor(a).

A lei pretende disciplinar a gestão democrática nas escolas municipais de Lajeado, que dará maior autonomia financeira, pedagógica e administrativa aos conselhos escolares e a lei dos diretores nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Infantil.

O processo de escolha de diretores será feito diretamente pela comunidade de cada unidade escolar, e caso o projeto seja aprovado, deverá acontecer até dezembro.

Segundo a secretária, a gestão democrática da escola pública é algo muito mais amplo do que a simples eleição de um diretor/diretora; é uma escolha que tem consequências diretas e importantes no papel desses gestores.

O projeto, que tem pedido de urgência, agora vai tramitar pelas comissões e depois entrar para a Ordem do Dia, devendo ser votado até início de outubro.

Data de publicação: 17/09/2013