Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (10/09), o Legislativo lajeadense aprovou, por maioria, o projeto de lei que disciplina o uso das ciclofaixas no município. O projeto que gerou polêmica desde o mês de maio, quando deu entrada na Câmara, recebeu três votos contrários dos vereadores Ildo Salvi (PT), Lorival Silveira (PP) e Carlos Kayser (PP).

Antônio Schefer (PDT) chegou a pedir vista do projeto, mas teve solicitação rejeitada. Rambo defendeu a aprovação do projeto alegando que as ciclofaixas são pouco utilizadas e acabam tirando espaço de estacionamento nas áreas centrais da cidade. Segundo ele, faltou um estudo técnico por parte da administração anterior para a implantação das pistas.

O vereador Ildo Salvi (PT), que é usuário das ciclofaixas e defensor do uso de transportes alternativos, se posicionou contrário ao projeto e pediu a urgente execução de um plano de mobilidade para o município. Sérgio Hoppe (PT) aliou-se ao autor do projeto dizendo que não tem visto as ciclofaixas serem utilizadas.

Caso o projeto seja sancionado pelo prefeito Luís Fernando Schmidt (PT), alguns espaços serão transformados em estacionamento de veículos entre as 7h30min e as 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. A proposição visa melhorar o problema da falta de estacionamento nos horários comerciais.

Aprovado também o repasse, no valor de R$ 50 mil, à Federação Gaúcha de Patinação. A verba viabilizará a participação do patinador Marcel Stürmer no Campeonato Mundial da modalidade, em Taiwan, no mês de novembro. Rejeitada emenda do vereador Antônio Schefer (PTB), a qual pedia que o atleta ministrasse aulas gratuitas às crianças carentes.

Aprovada por unanimidade a matéria que auxilia agricultores do município com serviços de máquinas e caminhões. Ao todo, serão cerca de 600 famílias beneficiadas.

Também recebeu parecer favorável do Legislativo, projeto de autoria do vereador Delmar Portz (PSDB), que proíbe uso de escadas rolantes por crianças menores de 10 anos de idade. "Muitos acidentes têm ocorrido no Brasil. Não é só porque meu neto foi vítima e teve a mão 'desluvada', é porque a maioria das pessoas não tem noção do perigo", disse Portz.

Ildo Salvi (PT) manifestou-se contrário ao projeto justificando que a matéria fere diretamente o direito de ir e vir. "Peço que o senhor retire o projeto", sugeriu. Já o vereador Waldir Gisch (PP) alegou que acidentes acontecem todos os dias e, por isso, devemos disciplinar e alertar, mas não proibir." A proposição recebeu cinco votos contrários, dos vereadores Waldir Gisch (PP), Hugo Vanzin (PMDB), Ildo Salvi (PP), Heitor Hoppe (PT) e Carlos Eduardo Ranzi (PMDB).

Suplente assume vaga

O suplente de vereador Ricardo Ewald (PT) assumiu a vaga do titular Élio Lenhart (PT), que fica afastado por, no mínimo, 15 dias para tratamento de saúde.

Data de publicação: 10/09/2013