Na sessão ordinária desta terça-feira (16/07), a Câmara de Vereadores de Lajeado aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a repassar auxílio financeiro à Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates).

O valor total anual é de R$ 405.000,00, pago em 12 parcelas mensais, referente ao exercício de 2013. A verba deverá ser aplicada em auxílio a estudantes carentes da Univates.

O vereador Lorival da Silveira (PP) apresentou emenda aditiva com objetivo de garantir que os contemplados não precisem restituir os recursos recebidos aos cofres públicos de nenhuma forma. "O que se 'ganha de graça' não se dá valor", disse Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), concordando com o progressista. O vereador Delmar Portz (PSDB) entrou na discussão argumentando que a Lei Orgânica não prevê contrapartida. Após o debate, a emenda foi derrubada por 9 votos contrários e 5 a favor.

Foram aprovados dois projetos que autorizam o Poder Executivo a abrir um Crédito Suplementar de R$ 588.000,00 e um Especial de R$ 113.265,90, na Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social; Secretaria de Governo; Trânsito e Segurança Pública, além de abrir um Crédito Suplementar de R$ 387.000,00 que servirá para outros serviços de terceiros, diárias e equipamentos e material permanente na Secretaria de Educação.

De autoria do vereador Ildo Salvi (PT), foi aprovado projeto de lei que denomina de Rua da Amizade uma via localizada no Bairro Carneiros. Segundo Salvi, a escolha do nome foi uma forma de valorizar o ser humano, bem como as relações de amizade que devem ser cultivadas ao longo dos anos por todos nós.

Por fim, os parlamentares autorizaram a cobrança de contribuição de melhoria em decorrência da execução da pavimentação da Rua Rosalina Schneider Baron, no Bairro Campestre. Em Mensagem Justificativa, o Executivo observa que se trata de uma adequação da lei em vigor, que não vinha sendo colocada em prática.

Suplente de vereador assume vaga

Desta vez, quem assume uma cadeira no Legislativo municipal é o suplente de vereador Ricardo Ewald (PT), o qual deve ocupar assento nesta Casa até o dia 28 de julho. Ewald assumiu no lugar do vereador licenciado Sérgio Rambo (PT), que está tratando de assuntos pessoais e voltará a assumir seu lugar dia 29 de julho. O suplente de vereador participou da sessão ordinária realizada ontem (16/07).

Movimento entrega carta e pede ações

O presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Sérgio Kniphoff (PT), abriu espaço de cinco minutos na Tribuna Livre do Legislativo para que Tiago Guerra, representante do Movimento "Do Povo de Lajeado", pudesse falar sobre a Carta de Ações que o grupo distribuiu a todos os presentes na sessão de ontem.

Guerra explicou que, após analisar as respostas à carta de reivindicações, enviada aos vereadores no dia 25 de junho, um novo documento foi elaborado com o intuito de solicitar que seja dado o devido encaminhamento às questões. O chefe do Legislativo afirmou que dará encaminhamento ao documento.

Data de publicação: 16/07/2013