Na noite da última sexta-feira (22/03) realizou-se, na Câmara Municipal de Lajeado, a sessão solene de entrega do título de Cidadão Lajeadense ao senhor Roque Danilo Bersch. Autoridades, amigos e familiares prestigiaram o evento marcado por diversas homenagens. O presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luís Kniphoff (PT), autor do projeto aprovado por unanimidade, destacou em seu discurso a contribuição de Bersch para o desenvolvimento da região. O prefeito Luís Fernando Schmidt (PT) parabenizou a Câmara pelo critério na concessão de títulos. "Roque Bersch é um exemplo de inspiração, por isso merece esse título que poucos têm", afirmou. Emocionado, o agora lajeadense Roque Bersch agradeceu a honraria e confessou está surpreso. "Não imaginava essa distinção. Mas, se cheguei até aqui, após 40 anos dedicados à minha profissão, foi graças à minha equipe de colegas e ao reconhecimento das autoridades públicas que sempre contribuíram para o progresso da universidade", justificou. Filho de José Bersch e Helma Brod Bersch, nasceu no dia 13 de março de 1941, no município de Arroio do Meio/RS; casado com a senhora Maria Dolores Bersch, com quem teve sete filhos. Iniciou a graduação no curso de Letras em 1969, na Faculdade de Educação e Letras do Vale do Taquari (Felat), concluindo-a em 1972. De 1975 a 1979, fez pós-graduação em nível de mestrado na Pontifícia Universidade Católica do RS, com a defesa da tese intitulada "Aspectos da clareza na sintaxe frasal". Professor do Ensino Fundamental, Séries Iniciais, de 1961 a 1970, na Sociedade Escolar Dona Rita (Arroio do Meio), atuou também como professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Latina no Seminário Sagrado Coração de Jesus (Arroio do Meio), nas Escolas São Miguel (Arroio do Meio) e Erico Verissimo (Encantado), no período de 1961 e 1983. Sua atuação de maior destaque tem sido na Univates, no curso de Letras, como professor de Línguas: Latina-Portuguesa, Português-Inglês. Foi presidente da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates); presidente do Conselho Superior Acadêmico e Administrativo; chefe do Departamento de Letras; coordenador do III, IV e V Seminários sobre a Escola e o Texto; coordenador de três (03) Encontros Regionais de Professores de Português; membro da equipe editorial da Revista Signos. Durante a sua trajetória, teve participação em vários seminários e uma vasta lista de trabalhos acadêmicos e científicos publicados. Nos últimos 16 anos foi o grande referencial e timoneiro da Fuvates, onde ocupou o cargo de presidente da entidade mantenedora da Univates. Atualmente, é membro eleito do Conselho de Administração da Fuvates.

Fotos: Carlos Eduardo Schneider e Jaqueline Backes

Data de publicação: 22/03/2013