A contratação emergencial de uma empresa para recolher o lixo da cidade, após vencimento de contrato com a Urbanizadora Lenan Ltda., vem causando polêmica no município desde o início da semana. Na sessão de ontem (12/03), do Legislativo, vereadores oposicionistas acusaram o prefeito Luís Fernando Schmidt (PT) de fazer a mudança sem nenhuma cautela. "Será que o prefeito não tem consideração com os funcionários e com a empresa que é daqui?", questionou Antônio Schefer (PTB). A empresa foi avisada de que o contrato não seria renovado já no dia 07/03, anunciando que a empresa W.K. Borges & Cia. Ltda., de Porto Alegre, era a nova contratada. O líder de Governo, Ildo Salvi (PT), disse que as mudanças solicitadas nas eleições não foram somente de pessoas, mas também de projetos. "O município decidiu que a empresa não está dando conta. Mas a empresa que prestava serviço tem direito de se adequar e atender às exigências do novo governo. Poderá fazer uma proposta e, quem sabe, voltar a fazer o trabalho na cidade", explicou. O vereador Lorival da Silveira (PP) alegou ter certeza de que a "Máfia do Lixo" chegou a Lajeado. "Essa empresa foi montada. Pegaram caminhões e funcionários de fora. Na segunda-feira já estavam na cidade esperando para atacar", disse. Segundo ele, o prefeito fez o contrato no apagar das luzes, causando surpresa, já que pesquisas recentes apontam um índice de 80% de satisfação da população em relação ao recolhimento de lixo em Lajeado. Já Heitor Hoppe (PT) defendeu o governo afirmando que o fim do contrato foi dia 10 de março e que todo processo foi feito de maneira legal. "Nossa cidade cresceu e queremos cuidar do visual dela. Tenho certeza de que o tempo dará resposta a essa polêmica toda", afirmou. Salvi não entendeu por que tanta polêmica. "Administrar é tomar decisões, e nosso governo tomou a decisão de fazer esse contrato emergencial. Nem a população nem os vereadores vão querer que dê errado, mas estamos aí para fiscalizar", disse Ildo Salvi (PT). A Urbanizadora Lenan Ltda. recebia um montante de R$ 373 mil/mês, por 48 mil metros quadrados de roçada. Agora, a W.K. Borges & Cia. Ltda. assume a responsabilidade de realizar 150 mil metros quadrados de roçada/mês ao custo de R$ 529 mil. "A diferença de valores é por mais serviço", explicou Salvi.

Data de publicação: 12/03/2013