Duas lideranças femininas usaram a tribuna da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado, na terça-feira (12/03), para fazer uma homenagem a todas as mulheres brasileiras, que comemoram em 8 de março o Dia Internacional da Mulher.

A primeira a falar foi Margareth Rodrigues, representante do Sindicato dos Comerciários, que ressaltou a importância da data. Ela explicou que no ano de 1957, muitas mulheres morreram lutando por melhores condições de trabalho, mas hoje a luta é diferente. A grande dificuldade vivida pela mulher é conseguir cumprir a dupla jornada e conciliar família com trabalho. "Ao longo do tempo, a mulher não se emancipou, somente passou a acumular tarefas e deveres", afirmou.

Em seguida, passou a palavra para Geni Dalla Rosa, secretária nacional de Mulheres da Alimentação e presidente do Sindicato da Alimentação de Serafina Corrêa.

Com a experiência de quem há 41 anos trabalha no ramo, trouxe dados alarmantes do setor da alimentação na região. Atualmente, 52% das vagas são ocupadas por mulheres. Segundo ela, o problema mais grave enfrentado nesse ramo é a saúde das trabalhadoras. "Na categoria, 20% estão doentes, e o diagnóstico é de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), causada pelo ritmo de trabalho. Desse total, 95% são mulheres", afirma.

Essa questão tem que ser tratada como saúde pública. Estamos buscando apoio político para trazer esse assunto à tona. Já conseguimos aprovar a Norma Regulamentadora dos Frigoríficos (NR) com o objetivo de evitar os acidentes de trabalho, agora temos o desafio de implantá-la. "Esse problema não é só do sindicato. É um problema da sociedade", completou.

A sindicalista ainda lamentou o fato de as mulheres continuarem vítimas da violência cotidiana, violência que se expressa das mais variadas maneiras como, por exemplo, assédio moral e sexual. "Temos que aproveitar a data para fazermos uma reflexão que visa uma sociedade mais justa e igualitária", finalizou.

Data de publicação: 12/03/2013