Em sessão ordinária realizada ontem (26/02), a Câmara de Vereadores de Lajeado aprovou projeto de lei de autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), o qual determina a extinção de vagas específicas para veículos oficiais nas vias municipais. Segundo Ranzi, além do elevado número de automóveis registrados na cidade - 72,5 para cada cem lajeadenses -, o Código de Trânsito Brasileiro não contempla a reserva de espaços para veículos oficiais. Em Mensagem Justificativa, ele destacou que as vagas para veículos de segurança e emergência permanecem como estão. Os vereadores Círio Schneider (PP), Mozart Lopes (PP), Carlos Kayser (PP), Waldir Gisch (PP) e Antônio de Castro Schefer (PTB) manifestaram-se contrários à aprovação da proposição.

Na ocasião também foi aprovado o projeto de lei proposto pelo vereador Sérgio Kniphoff (PT), o qual proíbe o uso de andadores em creches municipais e particulares e em outros órgãos públicos que atendam crianças no município de Lajeado. Segundo o autor, a utilização de andadores traz riscos consideráveis à segurança da criança, além de deixar de estimular certos músculos, o que pode atrasar os primeiros passos do menor. Todos os vereadores foram favoráveis à matéria, exceto Círio Schneider (PP), que se absteve da votação.

Um acordo de lideranças permitiu a votação de mais um projeto que não estava na Ordem do Dia. Os vereadores autorizaram o Poder Executivo a custear despesas de transporte para o Concurso Garota Verão, que ocorre em Capão da Canoa/RS, nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março. O valor é de R$ 3.200,00, e o município de Lajeado será representado pela candidata Caroline Escouto Schwengber, que esteve no plenário acompanhando a votação.

Antônio de Castro Schefer (PTB) pediu vista do projeto de lei proposto pelo vereador Delmar Portz (PSDB), o qual proíbe o plantio de árvores da espécie Eucalyptus na zona urbana do município de Lajeado. Na Mensagem Justificativa, o tucano ressaltou a preocupação dos moradores que se sentem apreensivos com o rápido crescimento das árvores de eucalipto na zona urbana do município de Lajeado. A matéria deverá ser avaliada nas próximas sessões.

A Casa legislativa também aprovou ofício autorizando o Executivo a prorrogar o prazo de envio do projeto de lei do Plano Plurianual 2014-2017 para 31 de maio de 2013 e, consequentemente, o adiamento de envio do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2014 para 31 de julho de 2013.

Data de publicação: 26/02/2013