Cinco projetos de lei que alteram o mapa do uso do solo do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Lajeado foram aprovados na sessão ordinária realizada ontem (29/01), na Câmara de Vereadores de Lajeado.

Áreas pertencentes a três bairros serão alteradas. Em Conventos, áreas que passam de Unidade Territorial Industrial (UTI) para Unidade Territorial Residencial (UTR) e de Unidade Territorial Rural para Mista e de Unidade Territorial Residencial (UTR) e Corredor de Comércio e Serviço para Unidade Territorial Residencial Popular.

Em Olarias, passando de Unidade Territorial Industrial (UTI) para Unidade Territorial de Comércio e Serviço (UTCS).

No Bom Pastor, que passa de Unidade Territorial Industrial para Corredor de Comércio e Serviço.

O projeto foi assinado pelos vereadores Waldir Gisch (PP), Hugo Vanzin (PMDB), Antônio Schefer (PTB), Ildo Paulo Salvi (PT), Sérgio Rambo (PT), Ernani Teixeira (PDT) e pelo presidente da Câmara, Sérgio Kniphoff (PT), que justificou a necessidade dos ajustes em razão da falta de um Plano Diretor Atualizado.

Tragédia em boate repercute na Câmara

A tragédia que ocorreu na madrugada de sábado, em Santa Maria (RS), quando um incêndio em uma boate matou 234 jovens e deixou mais de 80 feridos, repercutiu na Câmara de Lajeado.

Todos os vereadores incluíram seu nome em um abaixo-assinado pedindo que a Mesa Diretora encaminhe ofício ao Executivo solicitando que seja criada uma comissão formada pelo Poder Executivo, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar e Poder Legislativo para fiscalizar as condições legais de funcionamento de casas noturnas, salões de baile, bares e assemelhados que promovam aglomeração de pessoas para festas e outros.

O vereador Djalmo da Rosa (PMDB) manifestou-se criticando o sistema de comanda que impede o frequentador de sair do ambiente com rapidez. Ele sugeriu que as casas noturnas implantem sistemas de compra antecipada de crédito para evitar problemas no momento de pânico. "Espero que o ocorrido sirva de exemplo para donos de boates aqui na região", afirmou.

Ernani Teixeira (PDT) classificou a situação como delicada. Disse que não é hora de ficar achando culpados e relatou emocionado que, como pai, sabe a dor que essas famílias estão passando. Há cinco anos, ele perdeu uma filha jovem vítima de acidente de trânsito. Até hoje o culpado está impune. "Eu já experimentei isso e sei que dói, mas infelizmente é muito difícil coibir", desabafou.

Carlo Eduardo Ranzi (PMDB) enviou requerimento solicitando ao Executivo que encaminhe ofício em forma de "votos de pesar" pela tragédia ao Executivo e Legislativo daquele município, bem como à Universidade Federal de Santa Maria.

O suplente de vereador Paulinho Dörr (PMDB), que assumiu ontem uma vaga no Legislativo, substituindo o titular Antônio Schefer (PTB), afastado por licença médica, também lamentou a tragédia e cobrou providências para que fato parecido não ocorra no município.

"Não podemos nos calar", completou o presidente Sérgio Kniphoff (PT). Para ele, é preciso aproveitar esse momento para crescermos como sociedade. "Temos que buscar em todos os órgãos responsáveis a garantia de que isso não vai acontecer em Lajeado", finalizou.

Data de publicação: 29/01/2013