Ele não para de "construir" igrejas com palitos de fósforo. Trata-se do funcionário público aposentado Renato Reni da Rocha, de 73 anos, que está expondo seu trabalho na Câmara de Vereadores de Lajeado até sexta-feira (25/01).

São seis réplicas de templos da região dos vales, entre os quais, a da Igreja São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, expostas no saguão da Câmara.

A primeira obra do artista foi a Igreja Santo Inácio de Loyola, a matriz de Lajeado. Depois de concluída, vieram as miniaturas de Venâncio Aires e de Santa Cruz do Sul. Até o momento, foram elaboradas oito réplicas. São elas: igrejas Santo Inácio de Loyola, São Cristóvão e Evangélica, de Lajeado; Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul; São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires; Santuário Santo Antônio, de Estrela; e Igreja São José, de Arroio do Meio.

O trabalho é feito nos mínimos detalhes - bancos, altares e acabamentos são reproduzidos. A confecção da Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, por exemplo, consumiu mais de 1,2 mil horas de trabalho e 75 mil palitos de fósforo.

Rocha diz que gostaria de contar com o apoio, principalmente do Poder Público. "Estamos com uma boa expectativa em relação à Prefeitura de Lajeado. Acredito que haverá um grande incentivo à cultura na região", aposta.

A sua última exposição ocorreu no final do ano passado, nas dependências da Univates, e atraiu mais de quatro mil pessoas.

EXPOSIÇÃO de MAQUETES DAS IGREJAS

● Artista: Renato Reni da Rocha

● Onde: Câmara de Vereadores de Lajeado (Rua: Benjamin Constant, 670, Centro)

● Quando: entre os dias 22 e 25 de janeiro. De segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h45min. Na sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia