Em sessão ordinária realizada ontem (22/01), na Câmara de Vereadores, foi rejeitado o requerimento encaminhado pela bancada do PP, o qual solicitava ao Poder Executivo que encaminhasse um projeto de lei concedendo um auxílio financeiro de R$ 20.000,00 para a Uambla com a finalidade de ressarcir o deficit em decorrência dos dias parados em que não houve cobrança do estacionamento rotativo.

Aprovado pedido de licença feito pelo prefeito Luís Fernando Schmidt para afastamento do Estado, no período de 27 a 30 de janeiro, a fim de participar do Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas, a ser realizado em Brasília/DF.

Dois projetos de lei que estavam na Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade. O primeiro autoriza o município de Lajeado a permutar uma área de terras com o Centro de Tradições Gaúchas Bento Gonçalves, e o segundo, de autoria do vereador Sérgio Kniphoff, o qual concedeu o Título de Cidadão Lajeadense ao senhor Roque Danilo Bersch.

Negado o pedido de acordo de lideranças para análise de cinco projetos, solicitada pelo líder de Governo, vereador Ildo Salvi (PT).

Duas matérias deram entrada na Casa Legislativa ontem e devem ser apreciadas nas próximas sessões. Uma de autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), que dispõe sobre o reconhecimento das iniciativas de preservação ambiental via certificação, em Lajeado. Outra é de autoria do vereador Sérgio Kniphoff (PT) e defende a proibição do uso de andadores em creches municipais e particulares e em outros órgãos públicos que atendam crianças no município de Lajeado. Ele chama a atenção para o grande número de acidentes domésticos ocorridos em todo o mundo em consequência do uso de andadores. "O andador nunca ensinou criança a andar. Elas precisam crescer aprendendo a explorar o chão e usar as mãos para quando caírem, saberem se proteger", avaliou. Segundo o vereador, que também é médico pediatra, esse projeto passa a ser educacional e serve como alerta quando torna obrigatória a fixação de cartazes divulgando a publicação da lei e a proibição do uso de andadores.

Data de publicação: 22/01/2013