Em sessão ordinária realizada ontem (08), na Câmara de Vereadores de Lajeado, foi aprovado projeto de lei que prorroga, por 12 (doze) meses, o convênio de concessão para exploração do serviço de estacionamento rotativo pago à União das Associações de Moradores dos Bairros de Lajeado (Uambla).

O prefeito Luís Fernando Schmidt deve sancionar a matéria para que entre em vigor e a cobrança seja normalizada ainda esta semana.

Um grupo de funcionários da Uambla compareceu à sessão para acompanhar de perto a votação. A iniciativa foi criticada pelo vereador Delmar Portz (PSDB), que usou seu tempo regimental para dizer que a administração da Uambla não precisava ter mandado para a reunião os funcionários. "O Plenário geralmente fica vazio. Respeito a direção, mas não carecia mandar os funcionários aqui. Nós íamos votar igual o projeto porque sabemos da nossa responsabilidade", afirmou.

Antes da votação, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Kniphoff, apresentou um áudio contendo entrevista concedida à Rádio Independente, dia 04/01, pelo promotor de Justiça Carlos Augusto Fiorioli, sobre a Ação Civil Pública que se refere à não existência de licitação para ceder o serviço à Uambla. No conteúdo, o promotor afirma que o município terá que cumprir a decisão do Judiciário, mas ainda caberá recurso.

Requerimentos aprovados

Nove vereadores enviaram requerimentos solicitando providências, em sua maioria, à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Secretaria de Planejamento/Departamento de Trânsito e Secretaria da Fazenda.

Os pedidos visam amenizar os problemas dos moradores do Bairro Santo Antônio com patrolamento e retirada de lixo seco, pelo vereador Élio Lenhart (PT); instalação de redutores de velocidade no Bairro Montanha, solicitação do vereador Heitor Hoppe (PT); melhorias na iluminação pública no Bairro Conservas, do vereador Djalmo da Rosa (PMDB); providências urgentes no sentido de regularizar o estacionamento de ambulâncias, vans e similares em frente do PS e PA do HBB, de autoria de Ernani Teixeira (PDT); estudo de viabilidade para implantação de um criatório de alevinos no Jardim Botânico, pelo vereador Carlos Ranzi (PMDB); solicitação de promoção de audiência pública sobre segurança pública de nosso município, pelo vereador Ildo Salvi (PT); solicitação à Secretaria de Agricultura de providências para a conclusão da praça de lazer localizada no Bairro Universitário, de Hugo Vanzin (PMDB); colocação de placas nos bairros Planalto, Olarias, Centenário, Conventos e Bom Pastor, requerida por Sérgio Rambo (PT); pedido à Secretaria de Obras para que realize patrolamento e colocação de material em todas as ruas do Bairro Conventos, de Lorival Silveira (PP).

Data de publicação: 08/01/2013