Em sessão ordinária realizada ontem (3), na Câmara de Vereadores de Lajeado, quatro vereadores foram empossados: Antônio do Castro Schefer (PTB) e Lorival Silveira (PP), que não estiveram na sessão solene de posse dos eleitos, no dia 31 de dezembro, e os suplentes Biluca Vanzin (PMDB) e Ernani Teixeira (PDT), que assumiram no lugar de Adi Cerutti (PMDB) e Eloede Conzatti (PT), nomeados secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos e Educação.

Em seguida, a Mesa Diretora deu início à votação para eleger as Comissões Internas da Casa, que são órgãos de estudo das matérias submetidas à deliberação do Legislativo. Atual formação:

Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social: presidente, Ildo Salvi (PT); relator, Biluca Vanzin (PMDB); e membro, Carlos Kayser (PP).

Finanças e Orçamento: presidente, Waldir Gisch (PP); relator, Heitor Hoppe (PT); membro, Ildo Salvi (PT).

Justiça e Redação: presidente, Ernani Teixeira (PDT); relator, Sérgio Rambo (PT); e membro, Carlos Eduardo Ranzi (PMDB).

Obras e Serviços Urbanos: presidente, Élio Lenhart (PT); relator, Djalmo da Rosa (PMDB); e membro, Sérgio Rambo (PT).

O líder de Governo, vereador Ildo Salvi (PT), solicitou acordo de lideranças para que a matéria referente à prorrogação do convênio de concessão para exploração do serviço de estacionamento rotativo pago à União das Associações de Moradores dos Bairros de Lajeado (Uambla) fosse apreciada, mas não houve acordo.

O único projeto aprovado refere-se à alteração do quadro de cargos comissionados. Com o aumento de dez para 15 vereadores, foram criados mais dez cargos de assessor, dois para cada novo vereador. O vereador Círio Schneider (PP) apresentou emenda tentando extinguir quatro cargos de assessor de Plenário e Comissão, mas esta não passou. A emenda foi derrubada pela maioria.

Data de publicação: 03/01/2013