Alguns assuntos marcaram a pauta no expediente da sessão desta terça-feira (18) na Câmara de Vereadores. Antônio Schefer (PTB) criticou a futura secretária da Educação, vereadora Eloede Conzatti (PT), pelas alterações que serão feitas na direção das creches municipais. "Peço que a senhora lide com cautela e que faça as mudanças sem prejudicar ninguém por raiva política", disparou. Eloede rebateu dizendo que as atuais diretoras assumiram Cargos de Confiança (CCs) e que naturalmente serão exoneradas no dia 31 de dezembro pela atual administração e não por ela. "Se hoje não há eleição direta é porque as atuais diretoras pressionaram os vereadores a votar contra a emenda de minha autoria ao Plano de Carreira."

Além disso, alguns vereadores mostraram preocupação em relação ao número elevado de projetos que ainda não foram votados este ano porque estão trancados nas comissões. "Desde que vim para esta Casa, isso nunca aconteceu", afirmou Eloede. O presidente do Legislativo, Adriel Reinke (PSDB), justificou dizendo que os projetos estão dentro do prazo de apreciação das comissões. Delmar Portz (PSDB) também se manifestou dizendo que alguma coisa estaria errada, pois a Câmara chega à penúltima sessão do ano com mais de 60 matérias aguardando apreciação. Alguns desses projetos tratam de assuntos de extrema importância, como iluminação pública e IPTU. "Vamos sentar e conversar", propôs o parlamentar. Na tentativa de dar agilidade aos trabalhos, o vereador Lorival Silveira (PP) pediu acordo para nove projetos, mas teve seu pedido negado pelos líderes partidários.

Na Ordem do Dia, somente dois projetos de lei foram votados e aprovados sem discussão. Um autoriza o Poder Executivo a repassar um recurso financeiro ao Clube Esportivo Lajeadense no valor de R$ 60.000,00, destinado a suprir despesas com taxas de arbitragem e federativas; material de treinamento esportivo, de higiene e saúde; transporte; hospedagem; alimentação; equipamento de apoio ao departamento de futebol; cozinha; rouparia; fisioterapia; manutenção do gramado e serviços diversos para conservação e melhorias no centro de treinamento.

O outro projeto aprovado autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Suplementar de R$ 2.203.000,00 necessário para, em sua maior parte, cobrir despesas com a folha de pagamento dos servidores.

Na próxima semana ocorre a última sessão ordinária, que será realizada dia 27 (quinta-feira), a partir das 17h, em decorrência do feriado natalino.

Data de publicação: 18/12/2012