Nesta segunda-feira (26/11), um grupo de alunos matriculados no 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Mathias Müller, localizada no Bairro Planalto, visitou a Câmara de Vereadores de Lajeado.

O objetivo da professora que acompanhou o grupo de estudantes, Dinamar da Silva, foi mostrar o funcionamento do Poder Legislativo. Segundo ela, as crianças aprenderam esse conteúdo nas aulas e, com a visita, tiveram a oportunidade de conhecer na prática o trabalho realizado na Câmara. "Já fomos ao Poder Executivo, onde conhecemos a prefeita Carmen Regina Cardoso e, agora, é a vez de conhecermos as atividades do Poder Legislativo", explicou a docente.

Durante a visita, o grupo conversou com a diretora-geral da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado, Cláudia Ely, que explicou o verdadeiro papel dos parlamentares para o desenvolvimento da cidade.

A turma aprendeu sobre as funções dos vereadores responsáveis, entre outras coisas, por elaborar a Lei Orgânica do município, fiscalizar e julgar as contas do Executivo e legislar sobre assuntos de interesse local.

Conheceram o plenário, o setor administrativo e a sala da imprensa; puderam fazer perguntas pertinentes à rotina dos parlamentares e das sessões ordinárias que são realizadas todas as terças-feiras, a partir das 17h.

O interesse demonstrado pelos alunos durante a visita fez com que a diretora da Casa legislativa convidasse as crianças a participar de uma sessão e conferir de perto o trabalho realizado pelo Poder Executivo.

Data de publicação: 26/11/2012