Oito projetos foram votados na sessão de ontem (13), da Câmara de Vereadores de Lajeado. Além dos cinco que estavam na pauta, mais três foram incluídos após acordo das lideranças partidárias. Somente um foi rejeitado.

O Executivo foi autorizado a realizar duas contratações temporárias – um agente comunitário de saúde e um agente epidemiológico. O profissional cumprirá carga horária semanal de 40 horas. O objetivo é incrementar as equipes de campo em função do verão, estação que favorece o aumento dos riscos de ocorrência de surtos ou epidemias de dengue.

Além desses, foi aprovada a inclusão de duas atividades no Calendário de Eventos do Município: 40º Campeonato Estadual de Bolão de Casais e o 1º Circuito Regional de Skate.

Também recebeu parecer favorável do plenário outros quatro projetos referentes à abertura de Créditos Especiais e Suplementações de Verbas. O primeiro, destina R$ 203,5 mil para a Secretaria da Indústria e Comércio. O valor refere-se a saldo residual do Convênio Federal Silvicultura, que deve ser devolvido ao governo. O mesmo projeto destina R$ 1,2 mil à pasta, referente a uma diferença de valor no convênio federal Pista de Atletismo. Ainda R$ 5 mil irão para a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, para sua manutenção.

O segundo autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Suplementar de R$ 58.000,00 para secretarias do Meio Ambiente; Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer; e Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, e um Especial de R$ 13.741,51 para a Secretaria de Cultura e Lazer e Turismo que servirá para pagamento da cobertura da pista de eisstock no Parque Histórico.

O terceiro autoriza o Executivo a abrir crédito suplementar de R$ 37.550,00 para a Secretaria de Meio Ambiente. O valor servirá para manutenção das atividades desenvolvidas na Central de Triagem com Aterro Sanitário para destinação de resíduos sólidos urbanos.

O quarto aprova abertura de créditos especiais, suplementações no valor de R$ 102,7 mil, para ampliações e melhorias na Escola de Educação Infantil Recanto Infantil, de Moinhos.

A matéria proposta por Delmar Portz (PSDB), que pretendia denominar de Hugo Henrique Purper uma praça pública no Bairro Montanha, foi rejeitada. O objetivo da iniciativa, segundo o autor, seria de atender às solicitações dos familiares e moradores da proximidade da praça. A matéria foi bastante discutida pelos parlamentares, os quais sugeriram que a homenagem fosse feita em outro espaço, já que essa praça possui denominação oficial - Raimundo Ruwer - desde 1999. Alguns vereadores chegaram a questionar se seria ético tirar uma homenagem de uma pessoa e dar para outra. O projeto recebeu seis votos contrários, dois a favor e houve uma abstenção. "Queria dizer que situação semelhante já foi aprovada aqui na Câmara e que esse projeto foi feito a pedido da comunidade", justificou.

Data de publicação: 13/11/2012