Após reunião realizada ontem (08), na Câmara de Vereadores, com entidades como a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representante da AES Sul, Secretaria de Planejamento de Lajeado (Seplan), presidente da Associação dos Moradores do Bairro Centro e empresários, a obra dos postes na Rua Julio de Castilhos segue sem alterações.

Desde a sessão de terça-feira, os parlamentares questionavam se a instalação de postes de concreto pela AES Sul seria a melhor alternativa para resolver o problema de falta de energia e baixa tensão na parte central da cidade. Segundo eles, faltou debate durante as negociações e, além disso, a obra causa prejuízo estético à principal via comercial do município.

Estiveram presentes à reunião os vereadores Delmar Portz (PSDB), Antônio Scheffer (PTB), Sérgio Kniphoff (PT), Eloede Conzatti (PT) e o presidente da Câmara, Adriel Reinke (PSDB).

O coordenador Operacional da AES Sul de Lajeado, Ricardo Slaghenaufi Neto, explicou que a obra nasceu de algumas necessidades para melhoria do fornecimento de energia, entre elas, aumento da segurança, retirada dos postes do meio das calçadas e melhoraria no acesso para deficientes físicos. "Queremos resolver o problema e não criar transtornos", completou.

A justificativa apresentada pelo representante da AES Sul para o tipo de rede projetada foi o custo. Existe uma grande diferença de valores entre as instalações aéreas e subterrâneas citadas como opção para resolver o problema. "O quilômetro da rede aérea compacta que está sendo instalada hoje custa R$ 180 mil. A rede subterrânea com transformador em superfície, R$ 3 milhões. Já uma subterrânea total custaria R$ 5 milhões", exemplificou. Outra alegação importante trazida durante o encontro foi de que a concessionária não pode fazer redes subterrâneas. A iniciativa teria que ser dos interessados, e o custo absorvido por estes.

Quanto ao visual, Ricardo Neto garantiu que após a retirada dos postes antigos haverá uma melhora da estética da rua que hoje ainda não pode ser notada.

A vereadora Eloede Conzatti (PT) concordou com o que foi apresentado, mas sugeriu que os próximos projetos sejam pensados com antecedência para evitar surpresas. "Que isso sirva de exemplo para que futuramente não estejamos na mesma situação, senão estaremos sempre apagando incêndios", justificou. O companheiro de partido Sérgio Kniphoff pediu para as entidades pensarem num projeto de revitalização do Centro. "Vamos sair daqui com algumas coisas encaminhadas. Temos o desafio de melhorar a estética da Julio de Castilhos com todas as entidades aqui presentes", finalizou.

Data de publicação: 08/11/2012