Dois projetos de lei foram aprovados em meio ao clima de tensão em razão de graves acusações trocadas entre parlamentares nesta terça-feira (30). Na tentativa de acalmar os ânimos, o presidente Adriel Reinke (PSDB) tomou a iniciativa de suspender os trabalhos por duas vezes.

O petebista Antônio Scheffer (PTB) iniciou sua fala dizendo-se arrependido de ter votado a favor da diminuição do porcentual de livre movimentação da prefeita Carmen Regina na primeira votação e assim justificou seu voto a favor do aumento na última sessão. O vereador aproveitou seu espaço no expediente para acusar Delmar Portz (PSDB) de ter ficado contra o aumento porque assim receberia benefício na prefeitura. O tucano negou a acusação dizendo que Scheffer é quem teria vendido seu voto.

O vereador Mozart Lopes (PP) usou seu espaço para acusar o assessor de Sérgio Kniphoff (PT) de ser o suspeito do atentado que sofreu no início de agosto, quando sua residência foi atingida por pelo menos oito tiros de calibre 38. Segundo ele, este ainda é o único suspeito do atentado.

Sérgio Kniphoff (PT) rebateu as acusações de Mozart dizendo que lamentava ter que passar por uma sessão como essa. O petista acrescentou que o progressista tem essa forma destemperada e não aceita receber críticas sem apresentar uma crise de desequilíbrio emocional. Em seguida questionou: "Como o senhor levanta acusações gravíssimas numa Câmara de Vereadores? É muito grave tudo isso!", afirmou.

Somente após o intervalo, os trabalhos seguiram em ritmo normal com aprovação de dois projetos. O primeiro projeto de lei autoriza o Executivo a firmar convênio com a Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (Slan), objetivando o repasse de recursos do Fundeb ao segmento creche e abre Crédito Suplementar de R$ 161.788. No plenário, representantes da entidade acompanhavam a sessão na expectativa da aprovação do projeto.

O segundo projeto de lei visa conceder incentivos financeiros à empresa Atlas Brasil Calçados Ltda. de 1% do Orçamento mensal da empresa, até o limite de R$ 7 mil mensais, pelo prazo de 15 meses, a partir da assinatura do convênio, destinado à ampliação das instalações da empresa.

Data de publicação: 30/10/2012